segunda-feira, 19 de maio de 2008

Inicializando Nitro...


Hoje tem a primeira postagem relacionada ao nosso conteúdo. Começarei anotar as participações!!!


O JUIZ DE PAZ NA ROÇA


O Juiz de Paz na Roça (1838) é uma peça teatral de Martins Pena (1815-1848). Trata-se de uma comédia de costumes em um ato de 22 cenas.
Enredo
A peça passa-se na roça e aborda com humor o jeito particular de ser da gente roceira do Brasil do século XIX, focando as cenas em torno de uma família da roça e do cotidiano de um juiz de paz neste ambiente e explorando uma série de situações em que transbordam a simplicidade e inocência daquelas pessoas.
Na
comédia, o juiz de paz é um pequeno corrupto que usa a autoridade e inteligência para lidar com (e suportar) a absurda inocência dos roceiros, que lhe trazem os mais cômicos casos. O escrivão aparece como servo mais próximo do juiz e viabiliza suas ordens; no entanto, não é intencionalmente corrupto e chega a surpreender-se com algumas decisões de seu superior. A família de Manoel João (incluindo o negro Agostinho) mais José da Fonseca formam o núcleo mais importante da peça. Os outros personagens são roceiros que servem para apresentar ao juiz de paz as esdrúxulas situações que ele deve resolver.


O TRABALHO


Objetivos: Aprofundar os estudos sobre a obra e sobre linguagem cênica.

Produzir e apreciar diferentes produções artísticas.

Abstrair o conceito de esquetes por meio da realização prática.

Preparar para o PAS!!!


Informações Gerais: Grupo 1 cenas I a IV

Grupo 2 cenas V a VIII

Grupo 3 cenas IX a XII

Grupo 4 cenas XIII a XVI

Grupo 5 cenas XVII a XXII


Execução: Elaborar, ensaiar e apresantar esquetes de 10 minutos sobre o texto.

Após a apresentação preencher individualmente o formulário entregue na ocasião pela professora.


Dicas: Leia atentamente o texto inteiro... Vc usará como referência apenas algumas cenas mas precisa conhecer profundamente as personagens e a história.

O texto está disponível para impressão no site : http://vbookstore.uol.com.br/nacional/misc/juiz.PDF

Usem a criatividade! Ela é indispensável para um trabalho de qualidade...

Ensaiem bastante, vcs sabem que teatro não se faz só com talento. Tem que ralar... pois talentosos vcs já são!

Me peçam ajuda sempre que pintar alguma dificuldade. Afinal, estou aqui pra isso né?

Imaginem -se como espectadores do trabalho que estão fazendo. Se nem vc gostaria de assistí-lo por que vai apresentar para os outros?

Tenham calma! Se ainda não dividi os grupos na sala de vcs e não marquei a data, aguardem a próxima aula...


BOM TRABALHO!

Ahhhh! Comentem sobre o livro e visitem amanhã tb pois vou postar material para ajudá-los tá!
Bjinho

26 comentários:

Fernanda disse...

eu ja comprei o livro e comecei a ler ,
professoraa eu morro de vergonha de apresentar ..
não dá pra fazer outra coisa , não ?

Fernanda 2°G

Alexandra disse...

Fê não fica preocupada não! Seja sem vergonha kkkkk... Somente para realizar os trabalhos viu?! É importante que desenvolva essa habilidade. Em várias outras ocasiões vc vai precisar se manifestar em público. Vai dar tudo certo... Aguarde a próxima aula ok?

Fernanda disse...

aiin TOMARA professora ,
nunca apresentei NENHUMA peça oO'
ksoaksoakoskaoksoaksoa
sem vergonha é ?
haha (a)
Obrigada pela força ...

beijo ;*

Fernanda 2°G

hyper disse...

nooh.....
fico moh nervoso em apresentações...
pô professora paassa soh o estudo dirigido....
afff......
dos três livros q ja li esse eh o pior....heheh....
plisss.......
xD

tah aki o meu blog...
http://xtudownloads.blogspot.com

Pedro 2ºC
MSN:dropex@hotmail.com
ORKUT:http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=2420424616978631700

abraçoOo a todOos....

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

pocha profª peça???
ha não .. é horrivel..
passa algo relacionado,mas peça não?

poxa..
o blog ta show..
beijos até a proxima aula...


Vivi =] 2ºG

Alexandra disse...

Oi Vivi!
Que bom que gostou do blog, afinal vamos usá-lo até o final do ano...
Quanto à peça, não é horrível não! Vc vai ver como pode ser muito legal... Confie em mim.
Bjim

Alexandra disse...

Tenha calma Pedro! Tenho certeza que há coisas muito piores. Relaxa vai dar tudo certo e ao final vc corre o risco de fazer artes cênicas na faculdade! kkkkk ;)

Anônimo disse...

pow fessora....

peça eh foda!!!

=/

naum tinha uma coisa melhor naum!!??

eh mó chatao!!

=/

bjus..

By: Gabiw's 2º"F"

Unknown disse...

Professora eu não recebi o email que tinha os textos falando sobre a comedia d' la arte essas coisas q vc ate falo para por em um cd
poe um link ai que de para baixar ou ao menos acessar.
para mandar para o meu email ele é
hyagogordo@gmail.com

Rayane Cristina disse...

AAah professora eu pensei que tinha acabado esse negocio de peça lá na oitava serie .....




Sempre me lassquei em todas que ja apresentei...



Sera que realmente naum dá pra fazer outra coisa???



Ps:Blog massa demas...


BeijoO




By: Rayane 2ºE

Unknown disse...

Prof eu descordo desse povo ai!!

Peça é muito massa!!!

Mas d quantas pessoas sao os grupos mesmo hein?

Vamos la povo vai dar tudo certo!!

Como disse a professora sejam

100 vergonhaaaa!!

Bjoss fiquem com Deus!!

Dayane 2º G

A turma dos perigosos ne? rsr

Unknown disse...

professora....gostei muito do seu blog,principalmente das mensagens q vc manda p/ nós....muito legais
prof.,eu ja li o livro e ate q gostei muito dele pois eu gosto muito destes tipos de historias rurais,do jeito q eles falam....eu acho muito engraçado.
tipo professora,eu topo fazer a peça,mas vc tem q me prometer q ñ vai ser cruel na hora de avaliar...pq eu fico muito nervoso nestas horas,embolo tudo,....ok?
beijão professora linda
te adoro
at+

CID Samambaia disse...

^^...professora o layout do blog tah melhorzin...hsauhsuash...brincadeira...ficou ateh q massa....^^



mas seguinte.... essas parada de esquetes...nun sei o q ehh naum....mas se tudo der certo ...esse trabalho vai dar pra rir bastante....hsuahsuahs...


ahh naum esquece de explicar o q ehh esquetes..!!!^^




by:••→Nilson Jr...←••((((2ºB))))

Petter disse...

vish professora....Peça... ¬¬
Coisa chatinha hehe
Mais dá nada não
Estamos ae pra pagar mico =D


João Pedro
2º "A"

Alexandra disse...

Gabiw's,
Sempre reclamando né? Vc é a reclamona mais linda porque no final vc acaba fazendo. Vai ser 10! Pode crê...
Bjim

Alexandra disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Alexandra disse...

Pedro, obrigada por ter gostado do Blog... estou tentando ajudá-los de toda forma!
Quanto ao trabalho é ótimo que vc goste pois assim além de se dar bem, vc ajuda os outros!
Bjão
Tb te adolo

Alexandra disse...

João Pedro,
assista o vídeo que está no link e diga o que achou... Se mesmo assim vc não tiver gostado hummmmmm... Vai ter que fazer o trabalho mesmo assim huahuahauahu

Rayane Cristina disse...

é ate que naum e tao ruim nao ...


ja estou lendo o livro
tá ?!!!



É o jeito neh ...




Beijim



Rayane 2ºE

Anônimo disse...

a blz!!

tbm agora naum falo mais nada!!!

¬¬

Mais eh xatao msm!!!

e tem q fazer neh!!??

pq se naum eh bomba no final do ano!!

kkkkkkkkkkkkkk...

bjus....

By: Gabiw's 2º"F"

@_SºhJhef_@ disse...

¬¬ professorah...
mais essa???
nah nossa sala vc naum explicou nada naum......acho ki amanhã a senhorah vai explicar...
bem esse livro.....bem como eu posso dizer......num gostei muito naum.....tem umas palavras meias complicadas....^^
o final foi muito....sei lah...tranquilo...
pensei ki iria ser emocionante...kapokpakopakoa
bjs Professora fik com Deus...
Jeferson 2º "c"

Deysinha disse...

eu ja li o livro só q não entendi muito não....
e to ansiosa pra começar a ensaiar e decorar as falas...
parece ser massa....

deysianne 2º g

Unknown disse...

É..
A única coisa me anima nisso tudo é o fato de fazer peça! (haha, me divirto) :P
Por mais que o livro seja mongol (como toodo o respeito -.-') eu gostei dessa idéia da peça! ;D
Melhor dizendo, ESQUETE né!
Eu só quero ver no que vai dá!
Vou rir muuito! ;D
Beeijo :*

'Gabriela, 2°B

Felipe disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Felipe disse...

AE PROFESSORA...

gostei pacas desse projeto ai de fazer a peça do livro!!
tah despertando o interesse da galera...
agora msm eu to aqui no serviço pesquisando sobre,lendo e interpretando aqui!!

espero tirar uma nota boa na prova!!

bjoOoO

Felipe 2°f :P