sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Atividade


Conforme o combinado, aí está a primeira atividade desta nova etapa... Parabéns aos alunos que até então participaram voluntariamente e muito obrigada à Lorena e ao Jesus (kkkkkk) que me deram as flores da foto acima... Bjos pra todos vcs!
ATIVIDADE
Escolha uma obra de Shakespeare, procure um resumo dela e poste no seu comentário dizendo se ela é uma obra histórica, cômica ou trágica! Não é tão simples assim, mas o prazo é até dia 07/11. Não deixe para última hora viu!?
Bom trabalho e estou à disposição para qualquer esclarecimento.

38 comentários:

Anônimo disse...

A obra é Macbeth:suas peças tradicionalmente divididas em obras históricas,comédias e tragédias,fazem não só a crônica de seu país como também descrevem com rara compreensão da condição humana as relações entre indivíduos e estes com a sociedade.Essa obra é histórica e cômica.Leydiane 2''C'' Bjs

@_SºhJhef_@ disse...

Romeu & Julieta
O enredo passa-se em Verona, Itália, por
volta do ano 1500 e trata os amores de um casal de jovens (Romeu e
Julieta), que apesar de serem provenientes de famílias rivais, se
apaixonam um pelo outro. Nesta história as lutas de espada, o disfarce,
os equívocos, a tragédia , o humor e a linguagem da paixão simbolizam,
no seu conjunto, o amor verdadeiro. Duas poderosas famílias (os
Montagues e os Capulet) são inimigas há muitos anos. O velho Capulet,
pai de Julieta, dá uma grande festa para a qual convida todos os amigos
da família. Como é evidente, a família dos Montagues não faz parte da
lista dos convidados. Entretanto, como Romeu Montagues anda interessado
em Rosaline, uma jovem que foi convidada para a festa e arranja um
plano para a poder ver durante essa festa. Assim, Romeu entra
disfarçado na casa dos inimigos da sua família. Já lá dentro, a sua
atenção vai para Julieta, e não para Rosaline. Apaixona-se de imediato
e fica muito desiludido quando sabe que Julieta é uma Capulet. Romeu
também não passa despercebido a Julieta, mas ela não sabe que ele é um
Montagues. Mais tarde, depois de descobrir que o jovem por quem está
apaixonada é o filho da família inimiga, Julieta vai para a varanda e
conta às estrelas que tem um amor proibido. Romeu, escondido nuns
arbustos por baixo da varanda, ouve as confissões de Julieta e não
resiste. Apresenta-se a Julieta e diz-lhe que também está apaixonado
por ela. Com a ajuda de um amigo de Romeu ? Frei Lawrence-, Romeu e
Julieta casam-se secretamente no dia seguinte. No dia do casamento dois
amigos de Romeu, Benvolio e Mercutio, passeiam pelas ruas de Verona e
encontram-se com Tybalt, primo de Julieta. Tybolt, que ouvira dizer que
Romeu tinha estado presente na casa de seus tios, anda à procura deste
para se vingar e discute com os amigos de Romeu. Entretanto Romeu
aparece e faz perceber que não se quer meter em brigas. Porém, os seus
amigos não percebem a atitude de Romeu e Mercuito resolve defender a
honra do amigo, e começa um duelo com Tybalt. Mercuito cai por terra,
morto. Romeu vinga o seu amigo matando Tybalt com um golpe de espada.
Este golpe faz com que Romeu seja ainda mais odiado pelos Capulets. O
príncipe de Verona expulsa Romeu da cidade, que se vê forçado a deixar
Julieta, que sofre imenso com toda esta história. O pai de Julieta, que
não sabia do seu casamento com Romeu, resolve casá-la com um jovem
chamado Paris. Desesperada, Julieta pede ajuda a Frei Laurence, que a
aconselha a concordar com o casamento. Diz-lhe que na manhã do
casamento Julieta deverá beber uma poção que ele lhe vai preparar. A
poção fará com que Julieta pareça morta e ela será levada para o jazigo
de família dos Capulet. Então o Frei mandará Romeu ter com ela para a
salvar. Julieta faz tudo o que o Frei a manda fazer e é deixada no
jazigo, tal como estava previsto. Antes que o Frei possa falar com
Romeu, este ouve a notícia da morte de Julieta. Desfeito de dor, Romeu
compra um frasco de veneno e vai até ao jazigo onde se encontra Julieta
para morrer ao lado da sua amada. À porta do jazigo encontra Paris e é
forçado a lutar com ele, acabando por o matar, pois nada o poderá deter
de se juntar a Julieta. Já dentro do jazigo, Romeu bebe o veneno e
morre ao lado da sua amada. Momentos depois, Julieta acorda e vê a seu
lado, o corpo morto de seu marido. O Frei entra e conta a Julieta o que
se passou. Inesperadamente, Julieta pega no punhal de Romeu e mata-se,
pois já não tem motivos para viver. A tragédia tem um grande impacto em
ambas as famílias ( os Montagues e os Capulet). As duas famílias estão
tão magoadas com a morte dos seus dois únicos descendentes, que decidem
nunca mais lutar e fazem as pazes.
_________________________________

é a primeira tragédia de William Shakespeare sobre dois adolescentes completamente apaixonados, cuja a "morte inoportuna" de ambos acaba unindo a família dos dois, que antes eram rivais. Só depois da morte que o povo fica mó zen. KKKKK bjs Professora
Jéferson 2ºc

Bia disse...

TÍMON - Ah, muralhas de Atenas, vou olhar pra vocês pela última vez. Vocês, que cercam esses lobos, caiam por terra e deixem Atenas ao deus-dará. Mulheres, chafurdem na bacanal. Crianças, não obedeçam mais ao papai. Escravos e idiotas, arranquem do plenário os veneráveis membros murchos do Senado e assumam o poder. Virgenzinhas em flor, convertam-se logo ao puteiro geral, com papai e mamãe olhando. Falidos do mundo, "uni-vos" - em vez de pagar as dívidas, puxem da navalha e rasguem a garganta dos credores. Trabalhadores assalariados, roubem - os seus patrões são ladrões de mão grande, que roubam também, mas com o apoio da lei. Empregadas, já pra cama do patrão - a patroa ainda não voltou do bordel. Jovens, ao completar dezesseis anos, arranquem a muleta estofada do seu progenitor aleijado e rachem com ela a cabeça dele. Piedade, temor, religião, paz, justiça, verdade, respeito em casa, noites de folga, boa vizinhança, boa educação, boas maneiras, hierarquias, artes e ofícios, usos, costumes e leis, degenerem até que tudo morra no seu contrário e ainda assim viva o caos. Pestes do mundo, que as suas febres invadam Atenas, pronta pra o abate. Que a fria ciática lese tanto os nossos senadores que os seus membros fiquem tão frouxos quanto os seus costumes. Que a luxúria e a libertinagem penetrem sutilmente na medula dos jovens, pra que eles nadem contra a corrente da virtude e se afoguem na perdição. Que sarnas e pústulas plantem-se fundo nos corações atenienses, e que a colheita seja a lepra geral. Que o hálito infecte o hálito, e que a amizade destile puro veneno. Não levo dessa cidade execrável nada mais que a nudez do corpo. Que ela fique nua também, debaixo de mil maldições. Tímon vai pra floresta, onde a fera mais desumana é mais humana que a humanidade. Que os deuses - todos os deuses, estão me ouvindo! -, que os deuses amaldiçoem os atenienses, dentro e fora dessas muralhas. Que a vida de Tímon faça o seu ódio ser eterno. Contra todos os homens do mundo, no olimpo e no inferno. Amém. (Sai.)

Habia TÍMON - Ah, muralhas de Atenas, vou olhar pra vocês pela última vez. Vocês, que cercam esses lobos, caiam por terra e deixem Atenas ao deus-dará. Mulheres, chafurdem na bacanal. Crianças, não obedeçam mais ao papai. Escravos e idiotas, arranquem do plenário os veneráveis membros murchos do Senado e assumam o poder. Virgenzinhas em flor, convertam-se logo ao puteiro geral, com papai e mamãe olhando. Falidos do mundo, "uni-vos" - em vez de pagar as dívidas, puxem da navalha e rasguem a garganta dos credores. Trabalhadores assalariados, roubem - os seus patrões são ladrões de mão grande, que roubam também, mas com o apoio da lei. Empregadas, já pra cama do patrão - a patroa ainda não voltou do bordel. Jovens, ao completar dezesseis anos, arranquem a muleta estofada do seu progenitor aleijado e rachem com ela a cabeça dele. Piedade, temor, religião, paz, justiça, verdade, respeito em casa, noites de folga, boa vizinhança, boa educação, boas maneiras, hierarquias, artes e ofícios, usos, costumes e leis, degenerem até que tudo morra no seu contrário e ainda assim viva o caos. Pestes do mundo, que as suas febres invadam Atenas, pronta pra o abate. Que a fria ciática lese tanto os nossos senadores que os seus membros fiquem tão frouxos quanto os seus costumes. Que a luxúria e a libertinagem penetrem sutilmente na medula dos jovens, pra que eles nadem contra a corrente da virtude e se afoguem na perdição. Que sarnas e pústulas plantem-se fundo nos corações atenienses, e que a colheita seja a lepra geral. Que o hálito infecte o hálito, e que a amizade destile puro veneno. Não levo dessa cidade execrável nada mais que a nudez do corpo. Que ela fique nua também, debaixo de mil maldições. Tímon vai pra floresta, onde a fera mais desumana é mais humana que a humanidade. Que os deuses - todos os deuses, estão me ouvindo! -, que os deuses amaldiçoem os atenienses, dentro e fora dessas muralhas. Que a vida de Tímon faça o seu ódio ser eterno. Contra todos os homens do mundo, no olimpo e no inferno. Amém. (Sai.)

HABIA 2º"E"

Tábata disse...

Comédia dos erros

A Comédia dos Erros, a mais curta das peças de William Shakespeare, é inspirada no comediógrafo romano Plauto e gira em torno das confusões causadas por dois pares de gêmeos. É considerada pelos pesquisadores como a primeira peça de Shakespeare, com sua estréia nos palcos tendo ocorrido provavelmente em 1594.A Comédia dos Erros não deve ser confundida com uma comédia leve. Muito ao gosto de Shakespeare, ainda que em sua estréia como dramaturgo, os diálogos introduzem considerações sobre a condição feminina e sobre a condição servil; há credores e devedores e a honra de cada um; discute-se o lugar do ciúme no casamento; existe uma autoridade política que procura administrar justiça com compaixão; mais importante ainda, há a moderna busca pela identidade própria.

Prof: Essa obra é uma Comédia

Thainá 2°C

Jeannine Oliveira disse...

Tito Andrônico
É uma das obras do dramaturgo e poeta inglês William Shakespeare que escreveu algumas das comédias e tragédias mais marcantes da cultura ocidental.

Escrita nos primeiros anos da carreira de Shakespeare, a tragédia Tito Andrônico conta a história do conflito entre os irmãos Saturninus e Bassianus, ambos querendo suceder o falecido pai, o imperador de Roma.


Jeannine Oliveira 2°"C"

Jeannine Oliveira disse...

A Midsummer Night's Dream (Sonho de uma noite de verão, em português) é uma comédia da autoria de William Shakespeare, escrita em meados da década de 1590.

Não se sabe ao certo quando é que a peça foi escrita e apresentada ao público pela primeira vez, mas crê-se que terá sido entre 1594 e 1596. Alguns autores defendem que a peça possa ter sido escrita para o casamento de Sir Thomas Berkeley e Elizabeth Carey, em Fevereiro de 1596.

Não existe uma fonte direta que tenha servido de inspiração para a peça, ainda que se possam encontrar elementos relacionados com a mitologia greco-romana e respectiva literatura clássica. Por exemplo, a história de Píramo e Tisbe é contada por Ovídio, nas suas Metamorfoses, assim como a transformação de Bottom em burro se pode relacionar com O asno de ouro de Apuleio. Pensa-se que Shakespeare tenha escrito o "Sonho de uma noite de verão" sensivelmente ao mesmo tempo que o Romeu e Julieta e, de fato, existem muitos pontos de contacto entre as histórias: Egeu quer casar Hérmia à força com Demétrio, assim como Píramo e Tisbe acabam mortos por questões de amor, ainda que numa perspectiva cômica.

Jeannine Oliveira

Alexandra disse...

Leydiane 2º C, por favor refaça a atividade pois não há um resumo de Macbeth...
Bjo,
Alexandra

Alexandra disse...

Hábia que bom vê-la por aqui!!!!
Seu comentário tá duplicado, por favor exclua, resuma mais um pouquinho( com suas palavras mesmo) e republique.
Bjos
Alexandra

Deysinha disse...

A obra q eu escolhi é sobre Hamlet, é uma Tragédia.
Para Hamlet a existência tornara-se insuportável desde que o
espectro do seu pai recentemente morto apareceu-lhe numa noite
assombrada no alto da torre do castelo. O fantasma, tétrico, reclamava
desforra. Contou ao filho que um crime ignominioso o vitimara. Seu
próprio irmão, o rei Cláudio, o matara. Atordoou-se o príncipe. Seu lar
abrigava a traição e a maldade! A serpente acoitara-se na sua própria
família. O mundo era injusto. O assassino, seu tio, não só usurpara o
trono como arrastara sua mãe, a rainha Gertrudes, para um casamento
feito às pressas, onde, suprema ignomia, serviram-se os manjares que,
um pouco antes,ainda mal esfriados, tinham sido oferecidos "na
refeição fúnebre". Algo deveria ser feito. Faltava porém a Hamlet o
talento para a ação. O máximo que conseguiu de imediato, além de
aferrar-se ao luto e ao mau humor, foi entregar-se especulativamente à
vingança.

Deysianne 2° "g"

priscila disse...

ANTÔNIO E CLEÓPATRA
Conta a história de um militar(Marco Antônio) que se apaixona pela rainha do Egito(Cleópatra). Ambos desejam estabelecer um grande império no Oriente,mas sao obrigados a interromper os planos.Antõnio vivendo c a amante em Roma,é chamado sob o pretexto da morte de sua esposa,mas os verdadeiros motivos eram politicos.Em Roma,é obrigado a casar c Octavia.Ao tomar conhecimento do casamemto,Cleopatra faz chegar a Roma a falsa noticia de suicidio. Desiludido,Antônio poe fim a sua propria vida;ao saber da morte do seu amado,Cleopatra provoca seu envenenamento por uma vibora.

->é uma historia TRAGICA

Priscila 2 "C"

bjim.....

Ana Carolina disse...

Sonho de uma noite de verão!

É ambientada na Grécia mítica e
conta-nos a história de seres élficos e personagens mitológicos
descrevendo a magia e a realidade em uma só dimensão. Hipolita é a rainha das amazonas que está para casar com Teseu, grande herói grego que por sua vez é filho de Egeu que quer forçar a filha Hérmia a casar com Demétrio que diz ser o escolhido, mas ela é apaixonada por Lisandro e como não aceita o casamento e ameaçada de morte pela lei atiniense. Lisandro então resolve fugir com Hérmia para
se casarem longe de Atenas, onde as penas da lei não os
alcançarão. Hérmia que sabe da paixão de sua amiga de infância
Helena por Demétrio, resolve contar sobre a fuga para que amiga se
anime e tente reconquistar Demétrio, mas Helena conta para ele para
provar-lhe sua fidelidade. Titânia é a rainha das fadas e habita o
bosque. Oberon é o rei dos elfos e esposo de Titânia, porém os dois
estão em conflito porque ela não quer entregar a Oberon um órfão indiano para lhe servir de pajem. Nessa mesma noite vêm alguns
artesãos de Atenas para ensaiar uma peça de teatro para apresentar no
dia do casamento de Teseu. Oberon pede para que Puck, um elfo, que lhe
traga a flor do amor perfeito, pois ele quer pingar o sumo dessa flor
em Titânia que dorme para que ela, ao acordar, se apaixone pelo
primeiro ser que vir.
Enquanto isso, Demétrio veio até o bosque
interromper a fuga de Hérmia e Lisandro e foi seguido por Helena que
declara lhe sempre seu amor.Puck traz a flor e Oberon pinga sobre os
olhos de Titânia e ainda pede a Puck que encontre o casal de atenienses
e pingue sobre os olhos do moço o sumo da flor para que ele se apaixone
por Helena. Puck ao encontrar os artesãos ensaiando assusta-os e
transforma um deles em um monstro, dando-lhe a cabeça de um asno.
Quando Titânia acorda, vê aquele monstro com cabeça de asno e se
apaixona por ele. Depois Puck encontra Hérmia e Lisandro dormindo, e
pensando que aquele é o ateniense de que Oberon falou, espreme-lhe o
sumo nos olhosHelena chega, vê o casal dormindo, Lisandro acorda e a
vê e se apaixona por ela e a segue. Hérmia acorda sozinha e de repente
chega Demétrio, que lhe declara seu amor. Oberon percebe que Puck
espremeu o sumo no ateniense errado e pede para Puck colocar sobre os
olhos de Demétrio que também se apaixona por Helena e os dois brigam pelo seu amor, e ela fica sem entender nada e depois o Puck coloca de novo o sumo nos olhos de Lisandro que vê Hémia ao acordar e volta a se apaixonar por ela. Titânia que esta apaixonada por um asno é convencida por Oberon, chegam ao bosque Teseu, Hipólita e Egeu em busca
dos casais.Ao encontrá-los, Egeu quer a punição de Lisandro pela fuga e
que Teseu decrete o casamento de Hérmia com Demétrio mas ele diz que ama Helena. Então Teseu
decide que as núpcias dos casais seráo no mesmo dia em que ele se
casará com Hipólita. Oberon e Titânia vão até o palácio de Teseu para
abençoar o lugar em que os noivos irão morar, e Puck que se divertiu com tudo isso diz que tudo não passou de um sonho de uma noite de verão.

Comédia.
Ana Carolina Azevedo 2"C" :*

littynha disse...

-> Antonio e Cleópatra
Conta a história de um casal que sonhava com o estabelecimento de um grandioso império no oriente, mas seus planos são interrompidos. Com a morte de sua esposa Fúlvia, Marco Antônio que vivia no Egito com a amante é chamado de volta a Roma , na verdade por motivos políticos. Lá, ele é obrigado a se casar com Otávia, irmã de Otávio Augusto, um dos líderes do Império Romano, que usa esse casamento como estratégia para manter Marco Antônio mais próximo ao governo.
Ao tomar conhecimento da união, Cleópatra envia a Roma a falsa notícia de que cometera suicídio, e Marco Antônio, apaixonado e desiludido, põe fim à própria vida. A rainha, sabendo disso, encomenda a seus criados a víbora que lhe destilaria o veneno mortal.

-> é uma história tragica
Tallyta 2 "C"

leeh disse...

A obra que escolhi é uma tragédia, , sobre Timão de Atenas é um homem aparentemente rico em sua comunidade, que compartilha sua abundância com diversas pessoas de seu ambiente. Eventualmente, ele cansa-se desse compartilhamento quando todos seus credores passam a cobrá-lo demasiadamente. Timão é rejeitado por alguns amigos dos quais ele pede ajuda. Irritado com isso, deixa a cidade e passa a viver na selva, em uma caverna. Apesar de esforços de alguns seres para alegrá-lo, ele morre cheio de ódios pela humanidade que, segundo ele, preserva o egoísmo ao extremo.


: )

beeijúh.
Letíícia ''2°G''

andressa disse...

NOME DA OBRA OTELO
È UMA TRAGÉDIA
RESUMO



O seu personagem principal, que empresta o
nome a obra, é um general mouro que serve o reino de Veneza.
Toda história gira em torno da traição e da inveja. Inicia-se com Iago,
alferes de Otelo, tramando com Rodrigo uma forma de contar a Brabâncio,
rico senador de Veneza, que sua filha, a gentil Desdêmona, tinha se
casado com Otelo. Iago queria vingar-se do general Otelo porque ele
promoveu Cássio, jovem soldado florentino e grande intermediário nas
relações entre Otelo e Desdêmona, ao posto de tenente. Esse ato deixou
Iago muito ofendido, uma vez que acreditava que as promoções deveriam
ser obtidas "pelos velhos meios em que herdava sempre o segundo o posto
do
primeiro"e não por amizades.
Iago matou Emília e fugiu, mas logo foi capturada. Otelo, desesperado
por saber que matara sua amada esposa injustamente, apunhalou-se,
caindo sobre o corpo de sua mulher e morreu beijando a quem tanto amara.
Ao finalizar a tragédia Cássio passou a ocupar o lugar de Otelo, Iago
foi entregue as autoridades para ser julgado e Graciano, uma vez que
seu irmão Brabâncio morrera, ficou com os bens do mouro.

ANDRESSA LUANA 2°C

Anônimo disse...

obra: Hamlet
Provavelmente nos primeiros anos de 1600. Afirma-se que a primeira encenação de Hamlet foi em Junho de 1602, com Burbage no papel-título. Fonte da célebra frase Ser ou não ser, e Há mais coisas entre o céu e a terra do que supõe vossa vã filosofiaO Príncipe Hamlet é visitado pelo espectro de seu pai que ordena que o filho vingue seu assassinato, alegando que seu irmão, e o atual Rei Cláudio, o assassinou. Depois de lutar com várias questões, sendo uma delas o de saber se o fantasma diz a verdade, e também se é correto, justo ou necessário vingar-se, Hamlet, junto com quase todas as principais personagens da peça, morre numa luta violenta entre espadas, insultos e venenos.


Tayane Bahia 2°C

andressa disse...

oi

Unknown disse...

COMÉDIA DE ERROS
Devido a um feudo entre Ephesus e Syracusa foi ordenado que: Qualquer comerciante de Syracusa ou tem de pagar mil marcos ou tem que sofrer a morte. Aegon, um Syracuseano, é preso nas ruas de Ephesus, mas possui só cem marcos. A ele é perguntado por Solinus, o Duque, por que ele se aventurou a vir se sabia a penalidade.
Ele responde que ele foi felizmente casado com Emilia, em Syracusa, e eles tiveram filhos gêmeos que eram precisamente semelhantes - os dois Antipholu.
Só que, ao mesmo tempo uma mulher pobre também deu à luz para juntar os filhos - o dois Dromios. Aegon comprou o Dromios para comor com os próprios filhos gêmeos dele.
Em uma viagem em que eles eram náufragos. Amarrando um Antipholus e um Dromio cada qual para separar um mastro, e também se ligando o mastro a eles se controlara as ondas. Eles foram separados. Emilia, o filho mais velho, e um escravo são salvos por pescadores.
Mas ele nunca os viu novamente. Ainda foram salvos, ele e a carga de pólvora das mulas dele, que foram levadas a Syracusa.
Anos se passaram e o gêmeo mais jovem, agora com dezoito anos, começa a procurar o irmão dele. Como ele não informou a Egeon, o risco de vida que tinha advindo por Ephesus tentar achá-lo e o encontrar.
O Duque, comovido por esta história triste, dá Egeon outro dia para achar os mil marcos. Estranho dizer, ambos seus filhos estão neste momento em Ephesus. O filho mais jovem e o escravo dele tinham chegado ao mesmo dia que Egeon também chegou lá. O filho mais velho que vive em Ephesus é muito rico. O Antipholus jovem tendo enviado ao Dromio dele para comer e o tendo buscado por um tempo, caiu em erro para o mais velho o Dromio de Antipholus.
Ele pensa, claro, que é o próprio criado dele, e Dromio também acredita que é o próprio mestre dele. O criado lhe fala que o mestre dele enviou a mensagem de que o jantar está pronto. Antipholus que é solteiro lhe dá o punho de uma manga e lhe diz que ele não tem nenhuma mulher.
Isto, Dromio informa à Adriana a esposa de Anthipolus de Ephesus. A Adriana vem até Antipholus o jovem que acredita ser o marido dela e o força a vir ao jantar. Durante o jantar devolve o marido mas que tem sua admissão recusada, pois os criados dizem que o mestre deles já está em casa.
Adriana chama o marido dela e um ourives e dá uma pulseira a ele falando que isto é dele.
O Antipholus jovem pensa que a pulseira é encantada e deseja comprá-la fora de Ephesus.
O Antipholus do engano de Ephesus, o Dromio do irmão dele para o próprio, é confundido. Confusão. Todo mundo está equivocado... Uns e outros.
Ainda isso tudo vai, e em Egeon está se esperando a execução que é para acontecer perto de um convento.
Aqui o Antipholus e Dromios conhecem um ao outro e provam ao Duque a verdade do conto de Egeon. O Abbes se mostra para ser a esposa de Egeon, o homem velho é perdoado e todos ficam vivos, felizmente, em Ephesus.


Lígia Gabriela 2º "E"

Anônimo disse...

[i]A obra de Shakespeare Sonho de Uma Noite de Verão é ambientada na Grécia mítica e conta-nos a história de seres élficos e personagens mitológicos descrevendo a magia e a realidade em uma só dimensão.Nessa historiia éé d varios amoress..encontros e desencontross..e acontece mtas coisas,por exemplo a Hermiaa vaii casar com Demetrio,maiis ama o Lisandro.Aii,o Teseu q é pai da Hermia força ela se casar com o Demetriio e o Lisandro naum aceita issu,ai ele foge com Hérmia para se casarem longe de Atenas, onde as penas da lei não os alcançarão. Marcam de se encontrarem em um bosque nos arredores de Atenas à noite. Hérmia, que sabe da paixão de sua amiga de infância Helena por Demétrio, resolve contar sobre a fuga para que amiga se anime e tente reconquistar Demétrio. Helena conta para Demétrio para provar-lhe sua fidelidade.Nesse bosque aconteCE mtas coisass..e tudo se resolve no fiinall..hehe
eu achuu issu romanticoo..
tem ate o filmeee..mto masaaa,eu recomendoo...
é igual na viida real,mais ou menoss
hauhauauahuahu
=p
beijocasss,proof..
obriigadah por ter colocado a florziinha no blog!!
te adorúú...
Lorenaaaa Alvess 2°C!!

Cleber Vinicius disse...

Antônio e Cleópatra (Antony and Cleopatra, no original em inglês) é uma peça de teatro escrita por William Shakespeare, dramaturgo inglês, que pertence ao gênero da tragédia histórica ou épica.

Os cinco atos de Antônio e Cleópatra são repletos de intrigas políticas mescladas a fervorosas declarações de amor, onde está presente toda linguagem monumental de Shakespeare.

Produzida em 1607 – já quando a obra do autor inglês estava em uma fase plena e madura –, esta tragédia tem como tema a relação entre o militar romano Marco Antônio e Cleópatra, a célebre rainha do Egito.

O casal sonhava com o estabelecimento de um grandioso império no oriente, mas seus planos são interrompidos. Com o pretexto da morte de sua esposa Fúlvia, Marco Antônio – que vivia no Egito com a amante – é chamado de volta a Roma; na verdade por motivos políticos. Lá, se vê obrigado a casar com Otávia, irmã de Otávio Augusto, um dos líderes do Império Romano, que usa esse casamento como estratégia para manter Marco Antônio mais próximo ao governo.

Ao tomar conhecimento da união, Cleópatra envia a Roma a falsa notícia de que cometera suicídio, e Marco Antônio, apaixonado e desiludido, põe fim à própria vida. A rainha, sabendo disso, encomenda a seus criados a víbora que lhe destilaria o veneno mortal.

_______________________________

prof. é um comentário sobre Antônio e Cleópatra uma historia trágica!!!-(Cleber 2°F)

Unknown disse...

Hamlet é uma das obra de Shakespeare - trágica.
Para Hamlet a existência tornara-se insuportável desde que o espectro do seu pai recentemente morto apareceu-lhe numa noite assombrada no alto da torre do castelo. O fantasma, tétrico, reclamava desforra. Contou ao filho que um crime ignominioso o vitimara. Seu próprio irmão, o rei Cláudio, o matara. Atordoou-se o príncipe. Seu lar abrigava a traição e a maldade! A serpente acoitara-se na sua própria família. O mundo era injusto. O assassino, seu tio, não só usurpara o trono como arrastara sua mãe, a rainha Gertrudes, para um casamento feito às pressas, onde, suprema ignomia, serviram-se ;-os manjares; que, um pouco antes, ainda mal esfriados, tinham sido oferecidos -;na refeição fúnebre. Algo deveria ser feito. Faltava porém a Hamlet o talento para a ação. O máximo que conseguiu de imediato, além de aferrar-se ao luto e ao mau humor, foi entregar-se especulativamente à vingança.
Hamlet é certamente a mais bem-sucedida história de vingança levada aos palcos.
Hamlet é uma das peças de teatro mais famosas de Shakespeare. Foi escrita entre 1600 e 1602 e impressa pela primeira vez em 1603.

É isso ai prof.
Bjinho ;*
Karine S. 2º"C"

Unknown disse...

Sua obra foi classificada em quatro períodos. O primeiro caracterizou-se fundamentalmente pela experiência de obras tratadas com um alto grau de formalidade que, freqüentemente, resultavam um tanto previsíveis e amaneiradas. A este período pertencem as tragédias Henrique VI, primeira, segunda e terceira partes (1590-1592), Ricardo III (1593), Titus Andronicus (1594), e as comédias A comédia dos erros (1592), A megera domada (1593), Os dois cavalheiros de Verona (1594) e Trabalhos de amor perdidos (1594).

No segundo período, marcado por um aprofundamento em sua individualidade como autor teatral, escreveu, entre outras, Ricardo II (1595), Henrique IV primeira e segunda partes (1597) e Henrique V.

Entre as comédias deste período, encontram-se Sonho de uma noite de verão (1595), O mercador de Veneza (1596), Muito barulho por nada (1599), Como você quiser (1600) e Noite de reis (1601-1602), assim como as tragédias Romeu e Julieta (1595) e Júlio César (1599).

No terceiro período, escreveu suas melhores tragédias e as chamadas comédias escuras e amargas. Hamlet (1601), sua obra mais universal, Otelo (1604), Rei Lear (1605), Antônio e Cleópatra (1606), Macbeth (1606), Troilos and Cressida (1602), Coriolano (1608) e Timão de Atenas (1608) e as comédias Tudo é bom se acaba bem (1602) e Medida por medida (1604).

O quarto período compreende as principais tragicomédias românticas: Péricles, príncipe de Tiro, (1608), Cymbeline (1610), História de inverno (1610), A tempestade (1611) e Henrique VIII (1613).

Suas obras continuam a ser representadas e são uma fonte de inspiração para numerosas experiências teatrais, pois comunicam um profundo conhecimento da natureza humana, exemplificado na perfeita caracterização de suas variadíssimas personagens. Sua habilidade no uso da linguagem poética e dos recursos dramáticos, capaz de criar uma unidade estética a partir de uma multiplicidade de expressões e ações, não tem parâmetro na literatura universal.

A obra dele faz parte da historica,comica e tragica.

Bjs da Heloise do 2º "C"

Anônimo disse...

A TEMPESTADE é tradicionalmente considerada a última peça de William Shakespeare. Sua primeira encenação foi em 1 de Novembro de 1611 no Palácio Whitehall em Londres. A tempestade é uma história de vingança, é uma história de amor, é uma história de conspirações oportunistas, e é uma história que contrapõe a figura disforme, selvagem, pesada dos instintos animais que habitam o homem à figura etérea, incorpórea, espiritualizada de altas aspirações humanas, como o desejo de liberdade e a lealdade grata e servil. Ela é uma obra Trágica...

Anônimo disse...

No reino de Illrya, o duque Orsino está apaixonado por Lady Olívia, que não o ama. Uma jovem mulher, Viola, chega a Illrya levada pelo mar após um naufrágio. Ela tem um irmão gêmeo identico, Sebastian, o qual ela acredita que morreu afogado no naufrágio. Viola se disfarça de homem, muda seu nome para Cesário, e encontra trabalho como mensageiro de Orsino. Olívia se apaixona por Viola, achando que ela é um homem. Viola se apaixona por Orsino, mas não pode revelar seu amor por ele pois Orsino acha que ela é Cesário, um homem. Assim um triangulo amoroso é formado. o tio de Olívia, Sir Toby, e sua empregada Maria, pregam uma peça no pretencioso Malvólio. Maria falsifica uma carta para fazer Malvólio pensar que Lady Olivia está apaixonada por ele. Na carta, Malvólio é pedido para se vestir com meias amarelas e ligas, e sorrir constantemente para ganhar o amor de Lady Olívia. Malvólio acredita na carta e segue as instruções levando Olívia a acreditar que ele está louco. Levando a brincadeira mais longe, Feste, o bobo da casa, tranca Malvólio num pequeno quarto escuro como se estivesse louco. O triângulo amoroso é resolvido pela chegada de Sebastian, o irmão gêmeo de Viola. Sebastian chega com seu amigo Antônio, que é inimigo de Orsino. O amigo de Sir Toby, Sir Andrew também está apaixonado por Olívia, e achando que Sebastian é Cesário, que Olívia ama, desafia Sebastian para um duelo. Olívia vê Sebastian, e achando que é Cesário o pede em casamento. Sebastian concorda e casa com Olívia. Enquanto isso, Antônio foi aprisionado por Orsino, e vendo Cesário, achando que é Sebastian roga por sua ajuda. Viola não reconhece Antônio e ele acredita que Sebastian o traiu. Orsino e Cesário visitam Olívia. Olívia, achando que Cesário é Sebastian, o comprimenta como seu marido. Orsino fica furioso. Sebastian aparece e a confusão é transformada numa feliz reunião. Orsino, percebendo que Viola é uma mulher, constata que ele a ama, e a pede em casamento. Olívia se casa com Sebastian, Orsino casando com Viola, Toby casando com Maria e Malvólio saindo do quarto escuro.

Noite de Reis é uma comédia sobre o amor.
Rafael de Assis 2º"c"

***LoRy`S SeDuciOn*** disse...

willian shakespeare -HAMLET-

A HISTÓRIA DE UM INFELIZ PRÍNCIPE DINAMARQUES CONSTRANGIDO A FAZER,SEM NENHUMA VOCAÇAO PARA TAL,UMA TERRIVEL VINGANÇA...

"um príncipe com insônias passeia pelas muralhasdo castelo,quando o fantasma do pai lhe diz que foi morto pelo tio que dorme com a mãe;cujo um homem de confiança é o pai da namorada que entretantose suicida ao saber que o príncipe matou seu pai para se vingar do tio que tinha matado o pai do seu namorado e dormia com a mãe.O príncipe mata o tio que dorme com a mãe,depois de falar com uma caveira e morre assassinado pelo irmao da namorada;a mesma que era "louca" e que se tinha suicidado."


LORENNA 2"E"

***LoRy`S SeDuciOn*** disse...
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bony disse...

Aluno:Wagner Vinicius 2° F

Otelo de William Shakespeare

Iago quer ser tenente, mas Otelo já deu este cargo para Miguel Cássio, então Iago quer vingança e junto com Rodrigo vai acordar Brabâncio para contar que sua filha Desdémona fugiu para ficar com Otelo. Brabâncio, Otelo e Iago vão falar com o Doge. Brabâncio acusa Otelo de ter enfeitiçado sua filha, mas ela conta que se apaixonou pos suas histórias de guerra. Avisos de ataque dos turcos em Chipre. Uma tempestade destrói os navios dos turcos. Voltam Cássio e Otelo do mar. Vão ao castelo celebrar. Cássio, Iago e Montano devem ficar de guarda. Iago faz Cássio beber a mais e arma com Rodrigo para que este o importune. Iago diz para Montano que Cássio fica bêbado todas as noites. Cássio volta empurrando e batendo em Rodrigo, que o havia provocado propositalmente a mando de Iago. Montano chama Cássio de bêbado e os dois brigam. Chega Otelo e vê tudo, tirando Cássio de seu posto, como Iago havia bem planejado. Iago diz a Cássio que a única maneira de obter seu cargo de volta é implorando e bajulando Desdémona. Iago tem o intuito de envenenar Otelo dizendo que sua mulher o trai. Cássio vai falar com Desdémona e esta pede ao marido que aceite Cássio de volta. Ouvindo que Otelo o aceita, Iago começa a falar a Otelo sobre sua mulher, insinuando que ela o trai com Cássio. Otelo se encontra com Desdémona e esta deixa cair no chão um lenço que havia ganho de Otelo. Emília o ajunta e entrega para Iago. Otelo já esta cheio de desconfiança por causa das palavras envenenadas de Iago. Pede, então, uma prova de que sua mulher é infiel, pois não agüenta mais e precisa ter certeza. Iago conta que Cássio chamava por Desdémona em um sonho e dizia para serem cuidadosos. Iago também diz que viu Cássio enxugar-se com um lenço bordado que pode pertencer a Desdémona e servir como prova do adultério. Otelo já está transtornado e quer vingança. Iago jura ajuda-lo no que precisar. Otelo diz que quer ver Cássio morto em no máximo três dias. Otelo pede à Desdémona se ela ainda tem o lenço bordado, o primeiro presente que havia lhe dado, e fica furioso quando ela não o mostra. Os dois têm uma pequena discussão. Cássio encontra Branca, sua amante, e diz que encontrou um lenço em seu quarto e pede a ela que borde um igual, porque achou bonito. Iago diz a Otelo que Cássio contou que Desdémona o havia recebido em seu leito. Então Iago dá um jeito de Otelo esconder-se de modo que não escute, mas veja Iago e Cássio conversando. Iago pergunta a Cássio se este deseja casar-se com Branca, Cássio dá uma gargalhada. Vendo isso Otelo acha que Cássio está rindo por ter conquistado Desdémona. Então chega Branca e atira no rosto de Cássio o lenço de Desdémona que ele havia mandado copiar. Otelo vê o lenço da mulher. Depois estão a sós Otelo e Iago, então chegam Desdémona e Ludovico, que vem da parte do Doge. Este traz uma carta de Veneza dizendo que o senado o chama para Veneza e passa para Cássio o governo. Desdémona diz que fica contente com isso e Otelo lhe bate. Ela sai chorando. Ludovico diz à Iago que ficou espantado com os modos de Otelo. Iago aconselha Ludovico a observá-los e notar a seqüência de seus atos.
Otelo chama Desdémona no quarto e a acusa de puta. Ela nega. Sai Otelo chegam Emília, Iago e falam com Desdémona. Iago finge estar surpreso com a reação de Otelo. Desdémona pede a Iago para que converse com Otelo, Iago pede para que ela se acalme, pois Otelo devia estar nervoso devido aos negócios do Estado. Iago convence Rodrigo a matar Cássio dizendo que se Cássio governar Otelo não voltará a Veneza e levará Desdémona à Mauritânia. Rodrigo aceita por ser apaixonado por Desdémona. Iago diz que Cássio irá jantar com Branca e marca entre meia-noite e 1h para Rodrigo mata-lo. Otelo sai e pede para Desdémona espera-lo no quarto e dispensar a criada Emília. Rodrigo ataca Cássio mas não o fere, Cássio fere Rodrigo. Iago sai do esconderijo e fere Cássio na coxa, depois foge. Otelo entra e pensa que Iago já cumpriu sua missão. Sai Otelo. Entram Ludovico e Graciano, Iagogolpeia Rodrigo e grita hipocritamente ?assassino?. Rodrigo morre na escuridão. Depois Iago reconhece Rodrigo e diz a todos que Branca deve ser cúmplice e que Rodrigo assaltou Cássio. Desdémona dorme, Otelo entra e a acusa de infiel, dizendo que irá matá-la. Sufoca-a. Emília bate na porta e ouve Desdémona dizer que morre inocente. Desdémona morre. Emília diz a Otelo que Desdémona lhe era fiel. Ele não acredita. Entram Montano, Graciano e Iago. Otelo diz ter sido Iago quem lhe abriu os olhos. Emília compreende tudo e conta que ela havia achado o lenço e dado a Iago. Ele a apunhá-la e foge. Emília morre. Entram Ludovico, Montano, Cássio e guardas prendendo Iago. Otelo se apunhá-la e morre. Cássio assumirá o poder e determinará o castigo de Iago. Graciano, tio de Desdémona, herdará o que pertencia a Otelo.

isso é uma obra trágica!

Unknown disse...

~* Obra: Trabalhos de Amores Perdidos, (:

- É uma das primeiras comédias de William Shakespeare. Acredita-se que ela tenha sido escrita na metade dos anos 1590. Foi adaptada para um filme musical dirigido e estrelado por Kenneth Branagh, em 2000.
É uma comédia romântica que está envolta em uma grande confusão. Cartas são escritas e entregues para os destinatários errados, é programado um baile de máscaras e o Rei e os seus três lordes, acabam ficando mais complicados.
O texto da comédia é muito espirituoso e recheado de diálogos inteligentes. :)

'Gabriela Pinto, 2°B :*

Unknown disse...

Aí está Fessoráh=]
Escolhi Júlio César...
Uma obra Trágica de Shakespeare...
=]
Júlio César (Julius Caesar, no original inglês) é uma tragédia de William Shakespeare, provavelmente escrita em 1599. Retrata a conspiração contra o ditador romano Júlio César, seu assassinato e suas consequências. É uma das diversas peças romanas que ele escreveu, baseada na verdadeira história romana, que incluem também Coriolano e Antônio e Cleópatra.

Embora o título da peça seja Júlio César, César não é a personagem central de sua ação; ele aparece em apenas três cenas, e é morto no início do terceiro ato. O protagonista da peça é Marco Júnio Bruto, por fornecer um psicodrama e um conflito íntimo entre sua honra, seu patriotismo e sua amizade.

A obra reflete a ansiedade geral da Inglaterra sobre a sucessão de liderança. Na altura de sua criação e da primeira performance, a Rainha Elizabeth, uma grande governante, estava idosa e recusaram indicar um sucessor, levando preocupação de que uma guerra civil semelhante ao de Roma poderia acontecer após sua morte.

Raíssa Leite 2°B

Bjinhus=*

Unknown disse...

CORIOLANO
Caio Márcio, general romano que tomou a cidade de Corioli dos volscos, se tornou a figura política mais odiada entre o povo romano. A cidade se enervou e os nobres temerosos que o grassar da fome atiçasse ainda mais o rancor entre as classes, não acatou as terríveis sugestões de Coriolano.
Este por sua vez, furioso com que considerou uma vergonhosa capitulação do patriciado frente a plebe, não demorou, banido pelos romanos, em refugiar-se nos acampamentos dos volscos, eternos adversários daquela Roma dos primeiros tempos. Lá, dominado pelo ressentimento e pelo desejo de vingança, entrou em conluio com Aufidius, o rei inimigo, para vir pôr Roma em sítio. A cidade, ainda carregada com os desaforos da estiagem, viu-se ainda cercada pelo caudilho reacionário e por seus inimigos.
Segundo a lenda, foi Volumnia, a mãe de Caio Márcio, e parece que sua mulher Virgínia também, que, visitando-o nas trincheiras, convenceram-no a desistir de submeter a sua cidade natal aquele terrível padecimento. Coriolano, acatando o apelo das duas entregou-se ao destino. Retornou para a cidade dos volscos e lá deixou-se matar pela turba que o acusou de falso e traidor. Palavras do próprio Caio Márcio para sua mãe: Oh mãe! Salvastes a pátria mas perdestes o filho.
A tragédia parece inspirada por violento ódio contra o povo e a democracia, mas também por domável espirito de revolta e de liberdade do individuo.

Jéssica Altina da Silva
'2°B '

Anônimo disse...

A tempestade
Uma Ilha é habitada por Próspero, Duque de Milão, mago de amplos poderes, e sua filha Miranda, que para lá foram levados à força, num ato de traição política. Próspero tem a seu serviço Caliban, um escravo em terra, homem adulto e disforme, e Ariel, o espírito servil e assexuado que pode se metamorfosear em ar, água ou fogo. Os poderes eruditos e mágicos de Próspero e Ariel combinam-se e, depois de criar um naufrágio, Próspero coloca na Ilha seus desafetos (no intuito de levá-los à insanidade mental) e um príncipe, noivo em potencial para a filha. Se o amor acontece entre os dois jovens, se a vingança de Próspero é bem-sucedida, se Caliban modifica-se quando conhece os poderes inebriantes do vinho numa cena cômica com outros dois bêbados
. – uma história de dor e reconciliação. (tragedia)

Lais Coqueiro Dias
2ºB

ederson disse...

Hamlet é uma das obra de Shakespeare - trágica.
Para Hamlet a existência tornara-se insuportável desde que o espectro do seu pai recentemente morto apareceu-lhe numa noite assombrada no alto da torre do castelo. O fantasma, tétrico, reclamava desforra. Contou ao filho que um crime ignominioso o vitimara. Seu próprio irmão, o rei Cláudio, o matara. Atordoou-se o príncipe. Seu lar abrigava a traição e a maldade! A serpente acoitara-se na sua própria família. O mundo era injusto. O assassino, seu tio, não só usurpara o trono como arrastara sua mãe, a rainha Gertrudes, para um casamento feito às pressas, onde, suprema ignomia, serviram-se ;-os manjares; que, um pouco antes, ainda mal esfriados, tinham sido oferecidos -;na refeição fúnebre. Algo deveria ser feito. Faltava porém a Hamlet o talento para a ação. O máximo que conseguiu de imediato, além de aferrar-se ao luto e ao mau humor, foi entregar-se especulativamente à vingança.
Hamlet é certamente a mais bem-sucedida história de vingança levada aos palcos.
Hamlet é uma das peças de teatro mais famosas de Shakespeare. Foi escrita entre 1600 e 1602 e impressa pela primeira vez em 1603.
ederson 2"f"

Sonia disse...

A Megera Domada- Gênero Comédia
Batista tem 2 filhas, Bianca e Katarine. Tres homens querem namorar Bianca mas o pai só vai permitir se Katherine casar primeiro. Bianca é educada e doce, Katherine é brava e mau- humorada.
Dois dos pretendentes de Bianca combinam com um nobre falido de Verona chamado Petruchio a se casar com Katerine para que a Jovem Bianca possa se casar. Katerine mau humorada se casa com Petruchio e se muda para Verona. Petruchio proíbe Katerine de muitas coisas e finge ser mau humorado igual ela, ela antes brava agora ficou calma. Bianca se casa com Lutentio e Petruchio prova a todos que Katerine tornou-se uma esposa mais obediente que Bianca.
Sonia Alves 2D

Mariana =* disse...

Otelo
(WILLIAM SHAKESPEARE)

O seu personagem principal, que empresta o
nome a obra, é um general mouro que serve o reino de Veneza.
Toda história gira em torno da traição e da inveja. Inicia-se com Iago,
alferes de Otelo, tramando com Rodrigo uma forma de contar a Brabâncio,
rico senador de Veneza, que sua filha, a gentil Desdêmona, tinha se
casado com Otelo. Iago queria vingar-se do general Otelo porque ele
promoveu Cássio, jovem soldado florentino e grande intermediário nas
relações entre Otelo e Desdêmona, ao posto de tenente. Esse ato deixou
Iago muito ofendido, uma vez que acreditava que as promoções deveriam
ser obtidas "pelos velhos meios em que herdava sempre o segundo o posto
do
primeiro"e não por amizades.
Brabâncio, que deixara a filha livre para escolher o marido que mais a
agradasse, acreditava que ela escolheria, para seu cônjuge, um homem da
classe senatorial ou de semelhante. Ao tomar ciência que sua filha
havia fugido para se casar com o Mouro, foi à procura de Otelo mata-lo.
No momento em que se encontraram, chegou um comunicado do Doge de
Veneza, convocando-os para uma reunião de caráter urgente no senado.
Durante a reunião, Brabâncio, sem provas, acusou o Mouro de ter
induzido Desdêmona a casar-se com ele por meio de bruxarias. Otelo, que
era general do reino de Veneza e gozava da estima e da confiança do
Estado por ser leal, muito corajoso e ter atitudes nobres, fez, em sua
defesa, um simples relato da sua história de amor que foi confirmado
pela própria Desdêmona. Por isso, e por ser o único capaz de conduzir
um exercito no contra-ataque a uma esquadra turca que dirigia-se à ilha
de Chipre, Otelo
foi inocentado e o casal seguiu para Chipre, em barcos separados, na manhã seguinte.
Durante a viagem uma tempestade separou as embarcações e, devido a
isso, Desdêmona chegou primeiro à ilha. Algum tempo depois, Otelo
desembarca com a novidade que a guerra tinha acabado porque a esquadra
turca fora destruída pela fúria das águas. No entanto, o que o Mouro
não sabia é que na ilha ele enfrentaria um inimigo mais fatal do que os
turcos.
Em Chipre, Iago que odiava a Otelo e a Cássio, começou a semear a
sementes do mal, ou seja, concebeu um terrível plano de vingança que
tinha como objetivo arruinar seus inimigos. Hábil e profundo conhecedor
da natureza humana, Iago sabia que, de todos os tormentos que afligem a
alma, o ciúme é o mais intolerável.
Ele sabia que Cássio, entre os amigos de Otelo, era o que mais possuía
a sua confiança. Sabia também que devido a sua beleza e eloqüência,
qualidades que agradam às mulheres, ele era exatamente o tipo de homem
capaz de despertar o ciúme de um homem de idade avançada, como era
Otelo, casado com uma jovem e bela mulher. Por isso, começou a realizar
seu plano.
Sob pretexto de lealdade e estima ao general, Iago induziu Cássio,
responsável por manter a ordem e a paz, a se embriagar e envolver-se em
uma briga com Rodrigo, durante uma festa em que os habitantes da ilha
ofereceram a Otelo. Quando o mouro soube do acontecido, destituiu
Cássio de seu posto.
Nessa mesma noite, Iago começou a jogar Cássio contra Otelo. Ele
falava, dissimulando um certo repudio a atitude do general, que a sua
decisão tinha sido muito dura e que Cássio deveria pedir a Desdêmona
que convencesse Otelo a devolver-lhe o posto de tenente. Cássio,
abalado emocionalmente, não se deu conta do plano traçado por Iago e
aceitou a sugestão.
Dando continuidade a seu plano, Iago insinuou a Otelo que Cássio e sua esposa
poderiam estar tendo um caso. Esse plano foi tão bem traçado que Otelo começou a
desconfiar de Desdêmona.
Iago sabia que o mouro havia presenteado sua mulher com um velho lenço de linho, o
qual tinha herdado de sua mãe. Otelo acreditava que o lenço era
encantado e, enquanto Desdêmona o possuísse, a felicidade do casal
estaria garantida. Sabendo disso e após ter encontrado o lenço que
Desdêmona perdera, Iago disse a Otelo que sua mulher havia presenteado
o seu amante com ele. Otelo, já enciumado, pergunta a sua esposa sobre
o lenço e ela, ignorando que o lenço estava com Iago, não soube
explicar o que aconteceu com ele. Nesse meio tempo, Iago colocou o
lenço dentro do quarto de Cássio para que ele o encontrasse.
Depois, Iago fez com que Otelo se escondesse e ouvisse uma conversa sua
com Cássio. Eles falaram sobre Bianca, amante de Cássio, mas como Otelo
que só ouviu partes da conversa, ficou com a impressão de que eles
estavam falando a respeito de Desdêmona. Um pouco depois Bianca chegou
e Cássio deu a ela o lenço que encontrara em seu quarto para que ela
providenciasse uma cópia.
As conseqüências disso foram terríveis: primeiro Iago, jurando lealdade
a seu general, disse que, para vinga-lo, mataria Cássio, mas sua real
intenção era matar Rodrigo e Cássio simultaneamente porque eles
poderiam estragar seus planos. No entanto, isso não ocorreu conforme
suas intenções, Rodrigo morreu e Cássio ficou apenas ferido.
Depois Otelo, totalmente descontrolado, foi a procura de sua esposa acreditando que ela o havia traído e matou-a em seu quarto.
Após isso, Emília, esposa de Iago, sabendo que sua senhora fora
assassinada revelou a Otelo, Ludovico (parente de Brabâncio) e Montano
(governador de Chipre antes de Otelo) que tudo isso foi tramado por seu
marido e que Desdêmona jamais fora infiel.
Iago matou Emília e fugiu, mas logo foi capturada. Otelo, desesperado
por saber que matara sua amada esposa injustamente, apunhalou-se,
caindo sobre o corpo de sua mulher e morreu beijando a quem tanto amara.
Ao finalizar a tragédia Cássio passou a ocupar o lugar de Otelo, Iago
foi entregue as autoridades para ser julgado e Graciano, uma vez que
seu irmão Brabâncio morrera, ficou com os bens do mouro.

Obra trágica de shakespeare.



Mariana M. de Lima
2° "B"

Mariana =* disse...

Macbeth


Macbeth é um conto clássico de ambições frustradas e ganância.Macbeth e seu amigo, Banquo, voltavam vitoriosos de uma batalha pelo reino da Escócia quando encontraram três bruxas. As estranhas irmãs saudaram Banquo como o pai de reis e a Macbeth como Barão de Cawdor, que se tornará rei. Pouco depois, Macbeth descobre que o Rei Duncan acabara de tornar Macbeth Barão de Cawdor. A estranha ocorrência depois das profecias das bruxas fica na cabeça de Macbeth e ele escreve a sua mulher sobre isso. Lady Macbeth, ambiciosa e impiedosa, vê o que deve ser feito após ler a carta de Macbeth. Eles devem matar o Rei e tomar o trono. Em breve, Duncan deveria ir ao castelos deles, para passar a noite. Macbeth e sua mulher tramam para matar o Rei e se tornarem os novos governantes da Escócia. Mesmo em dúvida a princípio, Macbeth mata Duncan e um de seus empregados. Lady Macbeth toma a faca e encontra sangue em suas mãos, então eles as lavam antes de despertar os outros para avisá-los sobre os assassinatos.Macbeth se torna rei, mas logo começa a temer Banquo, que ouvira as profecias das bruxas, e a invejá-lo, pois ele seria pai de reis. Inevitavelmente, Macbeth assassina Banquo. Entretanto, os assassinatos ficaram em sua mente a atormentá-lo e ele vê o fantasma de Banquo o perseguindo à mesa. A medida que Macbeth fica mais nervoso, e com maior culpa escondida, suas ações se tornam mais cruéis. Ele mata a mulher e os filhos de Macduff, seu rival, e ouve das bruxas que ninguém nascido de uma mulher poderia matá-lo. Macduff se alia ao filho de Banquo e herdeiro do trono, para enfrentar Macbeth. Eles levam um exército, lutam e destroem a fortaleza de Macbeth. Macbeth, culpado e descontrolado, descobre que sua mulher enlouquecera atormentada pelos crimes que cometera havia se matado. Macbeth luta com Maduff e descobre que ele nascera por uma cesariana e não um parto natural, driblando a profecia. Macbeth é morto e os herdeiros de Banquo tomam o trono.


Uma obra trágica de sheakespeare.

Mariana M. de Lima
2° B

guilherme disse...

A TEMPESTADE é tradicionalmente considerada a última peça de William Shakespeare. Sua primeira encenação foi em 1 de Novembro de 1611 no Palácio Whitehall em Londres. A tempestade é uma história de vingança, é uma história de amor, é uma história de conspirações oportunistas, e é uma história que contrapõe a figura disforme, selvagem, pesada dos instintos animais que habitam o homem à figura etérea, incorpórea, espiritualizada de altas aspirações humanas, como o desejo de liberdade e a lealdade grata e servil.

-Portanto esta e uma Obra TRAGICA!
:* - Guilherme Ulhoa 2º 'F'

**Mayarinha** disse...

Muito barulho por coisa nenhuma!!!!

Um homem e uma mulher. Os dois igualmente inteligentes, bem articulados, espirituosos, rápidos em construir respostas espertas a todo tipo de afirmação ou pergunta. É nas falas de Beatriz e Benedicto, que se fundamenta a parte cômica desta peça, Muito barulho por nada. Quando os dois se encontram, armam-se verdadeiros combates entre esses esgrimistas das palavras, dois alérgicos ao casamento, para o prazer do leitor ou platéia.

O lado trágico da peça nasce de uma intriga armada por um homem despeitado e vingativo, carregado de ódio, e que se descreve com provas falsamente arranjadas, uma inocente donzela é acusada de ser uma rameira. A história tem danças, festa de mascarados, cerimônia de casamento; tem flertes, tem príncipes e condes, damas nobres e damas de companhia; e a história tem calúnias, desafios para duelos, confrontações verbais, cerimônia fúnebre, até morte e fuga que se revertem. A história tem dores e amores; a história é teatro e é Shakespeare.
prof:essa obra é uma comedia!!
bjim
mayara 2º"C"

Anônimo disse...

William Shakespeare

William Shakespeare (Stratford-upon-Avon, 23 de Abril de 1564 — Stratford-upon-Avon, 23 de Abril de 1616)[1] foi um dramaturgo e poeta inglês, amplamente considerado como o maior dramaturgo da Língua inglesa e um dos mais influentes no mundo ocidental. Suas obras que permaneceram ao longo dos tempos consistem de 38 peças, 154 sonetos, dois poemas de narrativa longa, e várias outras poesias. Suas obras são mais atualizadas do que as de qualquer outro dramaturgo. Muitos de seus textos e temas, especialmente os do teatro, permaneceram vivos até aos nossos dias, sendo revisitados com freqüência pelo teatro, televisão, cinema e literatura.

Há especulações sobre sua sexualidade, sobre suas convicções religiosas, e sobre a autoria de suas peças, pois há especulativas que na realidade ele pode nunca ter existido, isto é, talvez suas obras tenham sido compostas por outras pessoas. Essa última especulação é extensa e tem diversas suposições, desde a de que esses autores assinavam como William Shakespeare, escondendo sua identidade, até a de que William Shakespeare foi provavelmente um ator passando-se como o autor das obras, que na verdade eram compostas por outros dramaturgos.

Produziu suas obras mais famosas entre 1590 e 1613. Suas primeiras peças foram principalmente comédias e histórias, gêneros do qual ele refinou com sofisticação. Em seguida, escreveu principalmente tragédias até 1608, incluindo Hamlet, Rei lear e Macbeth, considerados alguns dos melhores exemplos do idioma inglês. Em sua última fase, escreveu tragicomédias e colaborou com outros dramaturgos. Shakespeare era um respeitado poeta e dramaturgo em sua época, mas sua reputação só chegou ao nível em que está hoje a partir do século XIX. O Romantismo, em particular, aclamou a genialidade de Shakespeare.

A maioria das informações que se fazem acerca de William Shakespeare são meras especulações derivadas de estudos, leituras, interpretações, pontos de vistas, hipóteses, lógicas. A única coisa de que se tem certeza absoluta é que as peças atribuídas a Shakespeare marcaram praticamente todos os séculos seguintes, começando pelo tempo em que viveu.

Primeiros anos
Casa de John Shakespeare em Stratford-upon-Avon.

Acredita-se que William Shakespeare foi filho de John Shakespeare, um bem-sucedido luveiro e sub-prefeito de Straford (depois comerciante de lãs), vindo de Snitterfield, e Mary Arden, filha afluente de um rico proprietário de terras. Embora a sua data de nascimento seja desconhecida, admite-se a de 23 de Abril de 1564 com base no registro de seu batizado, a 26 do mesmo mês, devido ao costume, à época, de se batizarem as crianças três dias após o nascimento. Shakespeare foi o terceiro filho de uma prole de oito e o mais velho a sobreviver.

Muitos concordam que William foi educado em uma excelente grammar schools da época, um tipo de preparação para a Universidade. No entanto, Park Honan conta, em Shakespeare, uma vida que John foi obrigado a tirá-lo desta escola, quando William deveria ter quinze ou dezesseis anos (algumas fontes citam doze anos). Na década de 1570, John passou a ter um declínio econômico que o impossibilitou junto aos credores e teve um desagradável descenso da sociedade. Acredita-se que, por causa disso, logo o jovem Shakespeare possuiu uma formação colegial incompleta. Segundo certos biógrafos, Shakespeare precisou trabalhar cedo para ajudar a família, aprendendo, inclusive, a tarefa de esquartejar bois e até abater carneiros.

Em 1582, aos 18 anos de idade, casou-se com Anne Hathaway, uma mulher de 26 anos, que estava grávida. Há fontes que dizem que Shakespeare queria ter uma vida mais favorável ao lado de uma esposa rica. O casal teve uma filha, Susanna, e dois anos depois, os gêmeos Hamnet e Judith.

Após o nascimento dos gêmeos, há pouquíssimos vestígios históricos a respeito de Shakespeare, até que ele é mencionado como parte da cena teatral de Londres em 1592. Devido a isso, estudiosos referem-se aos anos 1585 e 1592 como os Anos perdidos de Shakespeare.

As tentativas de explicar por onde andou William Shakespeare durante esses seis anos, foi o motivo pelo qual surgiram dezenas de anedotas envolvendo o dramaturgo. Nicholagas Rowe, o primeiro biógrafo de Shakespeare, conta que ele fugiu de Stratford para Londres devido a uma acusação envolvendo o assassinato de um veado numa caça furtiva, em propriedade alheia (provavelmente de Thomas Lucy). Outra história do século XVIII é a de que Shakespeare começou uma carreira teatral com os Lord Chamberlains.

Londres e carreira teatral
O Globe Theatre, com a restauração moderna de 1996

Foi em Londres onde se atribui a Shakespeare seus momentos de maiores oportunidades para destaque. Não se sabe de exato quando Shakespeare começara a escrever, mas alusões contemporâneas e registros de performances mostram que várias de suas peças foram representadas em Londres em 1592. Neste período, o contexto histórico favorecia o desenvolvimento cultural e artístico, pois a Inglaterra vivia os tempos de ouro sob o reinado da rainha Elizabeth I. O teatro deste período, conhecido como teatro elisabetano, foi de grande importância e primor para os ingleses da alta sociedade. Na época, o teatro também era lido, e não apenas assistido e encenado. Havia companhias que compravam obras de autores em voga e depois passavam a vender o repertório às tipografias. As tipografias imprimiam os textos e vendiam a um público leitor que crescia cada vez mais. Isso fazia com que as obras ficassem em domínio público.

Biógrafos sugerem que sua carreira deve ter começado a qualquer momento a partir de meados dos anos 1580. Ao lado do The Globe, haveria um matadouro, onde aprendizes do açougue deveriam trabalhar. Ao chegar em Londres, há uma tradição que diz que Shakespeare não tinha amigos, dinheiro e estava pobre, completamente arruinado. Segundo um biógrafo do século XVIII, ele foi recebido pela companhia, começando num serviço pequeno, e logo fora subindo de cargo, chegando provavelmente à carreira de ator. Há referências que apresentam Shakespeare como um cavalariço. Ele dividiria seu emprego entre tomar conta dos cavalos dos espectadores do teatro, atuar no palco e auxiliar nos bastidores. Segundo Rowe, Shakespeare entrou no teatro como ponto, encarregado de avisar os atores o momento de entrarem em cena. O então cavalariço provavelmente tinha vontade mesmo era de atuar e de escrever.

Seu talento limitante como ator teria o inspirado a conhecer como funcionava o teatro e seu poeta interior foi floreando, floreando, foi lembrando-se dos textos dos mestres dramáticos da escola, e começou a experimentar como seria escrever para teatro. Desde 1594, as peças de Shakespeare foram realizadas apenas pelo Lord Chamberlain's Men. Com a morte de Elizabeth I, em 1603, a companhia passou a atribuir uma patente real ao novo rei, James I da Inglaterra, mudando seu nome para King's Men (Homens do Rei).

Todas as fontes marcam o ano de 1599 como o ano da fundação oficial do Globe Theatre. Foi fundado por James Burbage e ostentava uma insígnia de Hércules sustentando o globo terrestre. Registros de propriedades, compras, investimentos de Shakespeare o tornou um homem rico. William era sócio do Globe. O edifício tinha forma octogonal, com abertura no centro. Não existia cortina e, por causa disso, os personagens mortos deveriam ser retirados por soldados, como mostra-se em Hamlet. Inclusive, todos os papéis eram representados pelos homens, sendo os mais jovens os encarregados de fazerem papéis femininos. Em 1597, fontes dizem que ele comprou a segunda maior casa em Stratford, a New Place. De 1601 a 1608, especula-se que ele esteve motivado para escrever Hamlet, Otelo e Macbeth. Em 1613, O Globe Theatre foi destruído pelo fogo. Alguns biógrafos dizem que foi durante a representação da peça Henry VIII.

Shakespeare teria estado um tanto cansado e por esse motivo resolveu se desligar do Globe e voltar para Stratford, onde a família o esperava.

Últimos anos e morte

Após 1606-7, Shakespeare escreveu peças menores, que jamais são atribuídas como suas após 1613. Suas últimas três obras foram colaborações, talvez com John Fletcher, que sucedeu-lhe com o cargo de dramaturgo no King's Men. Escreveu a sua última peça, A Tempestade, terminada somente em 1613.
Em Strantford, a tumba de Shakespeare.

Então, Rowe foi o primeiro biógrafo a dizer que Shakespeare teria voltado para Stratford algum tempo antes de sua morte; mas a aposentadoria de todo o trabalho era rara naquela época; e Shakespeare continuou a visitar Londres. Em 1612, foi chamado como testemunha em um processo judicial relativo ao casamento de sua filha Mary. Em março de 1613, comprou uma gatehouse no priorado de Blackfriars; a partir de novembro de 1614, ficou várias semanas em Londres ao lado de seu genro John Hall.

William Shakespeare morreu em 23 de Abril de 1616, mesmo dia de seu aniversário. Susanna havia se casado com um médico, John Hall, em 1607, e Judith tinha se casado com Thomas Quiney, um vinificador, dois meses antes da morte do pai. A morte de Shakespeare envolve mistério ainda hoje. No entanto, é óbvio que existam diversas anedotas. A que mais se propagou é a de que Shakespeare estaria com uma forte febre, causada pela embriaguez. Recebendo a visita de Ben Jonson e de Michael Drayton, Shakespeare bebeu demais e, segundo diversos biógrafos, seu estado se agravou.

Bom amigo, por Jesus, abstém-te
de profanar o corpo aqui enterrado.
Bendito seja o homem que respeite estas pedras,
e maldito o que remover meus ossos.
Epitáfio na tumba de Shakespeare

Admite-se que Shakespeare deixou como herança sua segunda melhor cama para a esposa. Em sua vontade, ele deixou a maior parte de sua propriedade à sua filha mais velha, Susanna. Essa herança intriga biógrafos e estudiosos porque, afinal, como Anne Hathaway aguentaria viver mais ou menos vinte anos cuidando de seus filhos, enquanto Shakespeare fazia fortuna em Londres? O escritor inglês Anthony Burgess tem uma explicação ficcional sobre esse assunto. Em Nada como o Sol, um livro de sua autoria, ele cita Shakespeare espantado em um quarto diante de seu irmão Richard e de sua esposa Anne; estavam nus e abraçados.

Os restos mortais de Shakespeare foram sepultados na igreja da Santíssima Trindade (Holy Trinity Church) em Stratford-upon-Avon. Seu túmulo mostra uma estátua vibrante, em pose de literário, mais vivo do que nunca. A cado ano, na comemoração de seu nascimento, é colocada uma nova pena de ave na mão direita de sua estátua. Acredita-se que Shakespeare temia o costume de sua época, em que provavelmente havia a necessidade de esvaziar as mais antigas sepulturas para abrir espaços à novas e, por isso, há um epitáfio na sua lápide, que anuncia a maldição de quem mover seus ossos.

Com a morte de Shakespeare, a Inglaterra passou por alguns momentos políticos e religiosos. Jaime I morreu em 27 de março de 1625, em Theobalds House, e tão logo sua morte foi anunciada, Carlos I, seu filho com Ana da Dinamarca, assumiu o reinado. É válido lembrar que, com a morte de Elizabeth I, Shakespeare e os demais dramaturgos da época não foram prejudicados. Jaime I, o sucessor da rainha, contribuiu para o florescimento artístico e cultural inglês; era um apaixonado por teatro.

Em 1649, a Câmara dos Comuns cria uma corte para o julgamento de Carlos I. Era a primeira vez que um monarca seria julgado na história da Inglaterra. No dia 29 de janeiro do mesmo ano, Carlos I foi condenado a morte por decapitação. Ele foi decapitado no dia seguinte. Foi enterrado no dia 7 de fevereiro na Capela de St.George do Castelo de Windsor em uma cerimônia privada.

Elizabeth Hall Barnard
Peças

Os eruditos costumam anotar quatro períodos na carreira de dramaturgia de Shakespeare. Até meados de 1590, escreveu principalmente comédias, influenciado por modelos das peças romanas e italianas. O segundo período iniciou-se aproximadamente em 1595, com a tragédia Romeu e Julieta e terminou com A Tragédia de Júlio César, em 1599. Durante esse tempo, escreveu o que são consideradas suas grandes comédias e histórias. De 1600 a 1608, o que chamam de "período sombrio", Shakespeare escreveu suas mais prestigiadas tragédias: Hamlet, Rei Lear e Macbeth. E de aproximadamente 1608 a 1613, escrevera principalmente tragicomédias e romances.

Os primeiros trabalhos gravados de Shakespeare são Ricardo III' e as três partes de Henry V, escritas em 1590, adiantados durante uma moda para o drama histórico. É difícil datar as primeiras peças de Shakespeare, mas estudiosos de seus textos sugerem que A Megera Domada, A Comédia dos Erros e Titus Andronicus pertecem também ao seu primeiro período. Suas primeiras histórias, parecem dramatizar os resultados destrutivos e fracos ou corruptos do Estado e têm sido interpretadas como uma justificação para as origens da dinastia Tudor. Suas composições foram influenciadas por obras de outros dramaturgos isabelinos, especialmente Thomas Kyd e Christopher Marlowe, pelas tradições do teatro medieval e pelas peças de Sêneca. A Comédia dos Erros também foi baseada em modelos clássicos.

As clássicas comédias de Shakespeare, contendo plots (centro da ação, o núcleo da história) duplos e sequências cênicas de comédia, cederam, em meados de 1590, para uma atmosfera romântica em que se encontram suas maiores comédias. Sonho de uma Noite de Verão é uma mistura de romance espirituoso, fantasia, e envolve também a baixa sociedade. A sagacidade das anotações de Muito Barulho por Nada', a excelente definição da área rural de Como Gostais, e as alegres sequências cênicas de Noite de Reis completam essa sequência de ótimas comédias. Após a peça lírica Ricardo II, escrito quase inteiramente em versículos, Shakespeare introduziu em prosa as histórias depois de 1590, incluindo Henry VI, parte I e II, e Henry V.

Seus personagens tornam-se cada vez mais complexos e alternam entre o cômico e o dramático ou o grave, ou o trágico, expandindo, dessa forma, suas próprias identidades. Esse período entre essas tais alternações começa e termina com duas tragédias: Romeu e Julieta, sem dúvida alguma sua peça mais famosa e a história sobre a adolescência, o amor e a morte; e Júlio César. O período chamado "período trágico" durou de 1600 a 1608, embora durante esse período ele tenha escrito também a "peça cômica" Medida por medida. Muitos críticos acreditam que as maiores tragédias de Shakespeare representam o pico de sua arte. Seu primeiro herói, Hamlet, provavelmente é o personagens shakesperiano mais discutido do que qualqueis outros, em especial pela sua frase "Ser ou não ser, eis a questão". Ao contrário do reflexivo e pensativo Hamlet, os heróis das tragédias que se seguiram, em especial Otelo e Rei Lear, são precipitados demais e mais agem do que pensam. Essas precipitações sempre acabam por destruir o herói e frequentemente aqueles que ele ama. Em Otelo, o vilão Iago acaba assassinando sua mulher inocente, por quem era apaixonado. Em Rei Lear, o velho rei comete o erro de abdicar de seus poderes, provocando cenas que levam ao assassinato de sua filha e à tortura e a cegueira do Conde de Glócester. Segundo o crítico Frank Kermode, "a peça não oferece nenhum personagem divino ou bom, e não supre da audiência qualquer tipo de alívio de sua crueldade". Em Macbeth, a mais curta e compactada tragédia shakesperiana, a incontrolável ambição de Macbeth e sua esposa, Lady Macbeth, de assassinar o rei legítimo e usurpar seu trono, até à própria culpa de ambos diante deste ato, faz com que os dois se destruam. Portanto, Hamlet seria seu personagem talvez mais admirado. Hamlet reflete antes da ação em si, é inteligente, perceptivo, observador, profundamente proprietário de uma grande sabedoria diante dos fatos. Suas últimas e grandes tragédias, Antônio e Cleópatra e Coriolano contêm algumas das melhores poesias de Shakespeare e foram consideradas as tragédias de maior êxito pelo poeta e crítico T.S. Eliot.

No seu último período, Shakespeare centrou-se na tragicomédia e no romance, completando suas três mais importantes peças dessa fase: Cimbelino, Conto de Inverno e A Tempestade, e também Péricles, príncipe de Tiro. Menos sombrias do que as tragédias, essas quatro peças revelam um tom mais grave da comédia que costumavam produzir na década de 1590, mas suas personagens terminavam com reconciliação e o perdão de seus erros. Certos comentadores vêem essa mudança de estilo como uma forma de visão da vida mais serena por parte de Shakespeare. Shakespeare colaborou com mais dois trabalhos, Henry VIII e Dois parentes nobres, provavelmente com John Fletcher.

Performances

Ainda não está claro para as companhias as datas exatas de quando Shakespeare escreveu suas primeiras peças. O título da página da edição de 1594 de Titus Andronicus revela que a peça havia sido encenada por três diferentes companhias. Após a peste negra de 1592-3, as peças shakesperianas foram realizadas por sua própria empresa no The Theatre e no The Curtain, em Shoreditch. As multidões londrinas foram ver a primeira parte de Henrique IV. Depois de uma disputa com o caseiro, o teatro foi desmantelado e a madeira usada para a construção do Globe Theatre, a primeira casa de teatro construída por atores para atores. A maioria das peças shakesperianas pós-1599 foram escritas para o Globe, incluindo Hamlet, Otelo e Rei Lear.

Quando a Lord Chamberlain's Men mudou seu nome para King's Men, em 1603, eles entraram com uma relação especial com o novo rei, James I. Embora as performances realizadas são díspares, o King's Men realizou sete peças shakesperianas perante à corte, entre 1 de novembro de 1604 e 31 de outubro de 1605, incluindo duas performances de O mercador de Veneza. Depois de 1608, eles a realizaram no teatro Blackfriars Theatre. A mudança interior, combinada com a moda jacobina de aprimorar a montagem dos palcos e cenários, permitiu com que Shakespeare pudesse introduzir uma fase com dispositivos e recursos mais elaborados. Em Cibelino, por exemplo, "Júpiter desce em trovão e relâmpagos, sentado em uma águia e lança um raio".

Os atores da empresa de Shakespeare incluem o famoso Richard Burbage, William Kempe, Henry Condell e John Heminges. Burbage desempenhou um papel de liderança em muitas performances das peças de Shakespeare, incluindo Richard III, Hamlet, Otelo e Rei Lear. O popular ator cômico Will Kempe encenou o agente Peter em Romeu e Julieta e também encenou em Muito barulho por nada. Kempe fora substituído na virada do século XVI por Robert Armin, que desempenhou papéis como a de Touchstone em Como Gostais e os palhaços no Rei Lear. Sabe-se que em 1613, Sir Henry Wotton encenou Henry VIII e foi nessa encenação que o Globe foi devorado por um incêndio causado por um canhão. Imagina-se que Shakespeare, já retirado em Stratford-on-Avon, retornou para auxiliar na recuperação do prédio.

Imortalidade

Em 1623, John Heminges e Henry Condell, dois amigos de Shakespeare no King's Men, publicaram uma compilação póstuma das obras teatrais de Shakespeare, conhecida como First Folio. Contém 36 textos, sendo que 18 impressos pela primeira vez. Não há evidências de que Shakespeare tenha aprovado essa edição, que o First Folio define como "stol'n and surreptitious copies". No entanto, é nele em que se encontram um material extenso e rico do trabalho de Shakespeare.

As peças shakesperianas são peculiares, complexas, misteriosas e com um fundo psicológico espantoso. Uma das qualidades do trabalho de Shakespeare foi justamente sua capacidade de individualizar todos seus personagens, fazendo com que cada um se tornasse facilmente identificado. Shakespeare também era excêntrico e se adaptava a gêneros diferentes. Trabalhando com o sombrio e com o divertido ou cômico, Shakespeare conseguiu chegar perto da unanimidade.

Diversos filósofos e psicanalistas estudaram as obras de Shakespeare e a maioria encontrou uma riqueza psicológica e existencial. Entre eles, Arthur Schopenhauer, Freud e Goethe são os que mais se destacam. No Brasil, Machado de Assis foi muito influenciado pelo dramaturgo. Diversas fontes alegam que Bentinho, de Dom Casmurro, seja a versão tropical de Otelo. A revolta dos canjicas, em O Alienista, é provavelmente uma outra versão da revolta fracassada do Jack Cage, descrita em Henrique IV. Na introdução de A Cartomante, Assis utiliza a frase "há mais coisas entre o céu e a terra do que supõe vossa vã filosofia", frase que pode ser encontrada em Hamlet.

Poemas

Em 1593 e 1594, quando os teatros foram fechados por causa da peste, Shakespeare publicou dois poemas eróticos, hoje conhecidos como Vênus e Adônis e O Estupro de Lucrécia. Ele os dedica a Henry Wriothesley, o que fez com que houvesse várias especulações a respeito dessa dedicatória, fato esse que veremos mais tarde. Em Vênus e Adônis, um inocente Adônis rejeita os avanços sexuais de Vênus (mitologia); enquanto que o segundo poema descreve a virtuosa esposa Lucrécia que é violada sexualmente. Ambos os poemas, influenciados pela obra Metamorfoses, do poeta latino Ovídio, demonstram a culpa e a confusão moral que resultam numa determinada volúpia descontrolada. Ambos tornaram-se populares e foram diversas vezes republicados durante a vida de Shakespeare. Uma terceira narrativa poética, A Lover's Complaint, em que uma jovem lamenta sua sedução por um persuasivo homem que a cortejou, fora impresso na primeira edição do Sonetos em 1609. A maioria dos estudiosos hoje em dia aceitam que fora Shakespeare quem realmente escreveu o soneto A Lover's Complaint. Os críticos consideram que suas qualidades são finas e dirigidas por efeitos.

Sonetos

Publicado em 1609, a obra Sonetos foi o último trabalho publicado de Shakespeare sem fins dramáticos. Os estudiosos não estão certos de quando cada um dos 154 sonetos da obra foram compostos, mas evidências sugerem que Shakespeare as escreveu durante toda sua carreira para leitores particulares.

Ainda fica incerto se estes números todos representam pessoas reais, ou se abordam a vida particular de Shakespeare, embora Wordsworth acredite que os sonetos abriram suas emoções. A edição de 1609 foi dedicada a "Mr. WH", creditado como o único procriados dos poemas. Não se sabe se isso foi escrito por Shakespeare ou pelo seu editor Thomas Thorpe, cuja sigla aparece no pé da página da dedicação; nem se sabe quem foi Mr. WH, apesar de inúmeras teorias terem surgido a respeito.

A história da obra é muito a cemica!!
BJUXXX...

Nome: Fabiana Alves Siqueira
SÉRIE/TURMA:2* " D " N* 37

Anônimo disse...

Julius Caesar
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Frontispício da primeira página de Júlio César, do First Folio, publicado em 1623

Júlio César (Julius Caesar, no original inglês) é uma tragédia de William Shakespeare, provavelmente escrita em 1599. Retrata a conspiração contra o ditador romano Júlio César, seu assassinato e suas consequências. É uma das diversas peças romanas que ele escreveu, baseada na verdadeira história romana, que incluem também Coriolano e Antônio e Cleópatra.

Embora o título da peça seja Júlio César, César não é a personagem central de sua ação; ele aparece em apenas três cenas, e é morto no início do terceiro ato. O protagonista da peça é Marco Júnio Bruto, por fornecer um psicodrama e um conflito íntimo entre sua honra, seu patriotismo e sua amizade.

A obra reflete a ansiedade geral da Inglaterra sobre a sucessão de liderança. Na altura de sua criação e da primeira performance, a Rainha Elizabeth, uma grande governante, estava idosa e recusaram indicar um sucessor, levando preocupação de que uma guerra civil semelhante ao de Roma poderia acontecer após sua morte.


Vanessa Maciel "B"