domingo, 9 de novembro de 2008

Elementos da Linguagem Teatral


Nesta etapa final do 4º bimestre vamos estudar alguns dos elementos da linguagem teatral, iniciando pela VOZ.


A VOZ NO TEATRO


A voz é primordial no teatro, tão importante que por si só pode incrementar os textos. Em primeiro lugar, é preciso encontrar seus centros de projeção, situados no diafragma, coração e alto da cabeça.
Pulsações, ritmos, contrações, gritos, nós de vibrações e de contradições são bases corporais. Tudo isto está implícito na técnica vocal que o ator deve possuir para produzir sentido.
O processo de criação de sentido na arte dramática implica que o ator deve desaprender as usuais regras que reduzem seu corpo a um simples porta-voz. O objetivo é que a voz do ator torne-se música vocal e dirija-se não apenas à orelha, mas, sim, ao corpo inteiro. Música percebida pela caixa torácica, pelos pulmões e pelo ventre.
Para tal, sugere-se ao ator o seguinte treinamento vocal:
· Procurar colocar e projetar a voz
· Desenvolver exercícios de descrição vocal-fonológica (descrever com a sua voz o que vê ou o que sente, explorando os ritmos fônicos, as pulsões sonoras, os diversos centros ressonadores e até mesmo todas as possibilidades vocais, inclusive a dos sentidos pelos sons)
Esses exercícios constituem não só uma preparação técnica do ator como também apresentam elementos de base expressiva tais como as entonações, as pausas, as linhas melódicas e as articulações úteis ao trabalho do artista em cena.
A postura corporal também é fundamental para uma boa projeção vocal. Por outro lado, a exploração da voz é um dos elementos mais interessantes na arte dramática.

Nenhum comentário: