segunda-feira, 6 de abril de 2009

Ser Professora

Senhor Jesus, hoje acordei cedinho
Espreguicei-me e fiquei a pensar...
Entrei em sintonia contigo e agradeci
Pela dádiva de poder acordar para mais um dia de vida
Após aconchegar-me em Teus braços
Senti-me fortalecida para a luta diária

Então matutei com meus botões...
O que me levou a fazer essa escolha na vida?
Com tantas profissões a seguir
Tantos caminhos a trilhar
Eu quis seguir exatamente pelo mais difícil
Menos valorizado, embora mais cantado
Por políticos e governantes
Bem que eu poderia ser “doutora”!
Ganharia mais dinheiro, seria socialmente paparicada
Viveria nas colunas sociais dos jornais
E receberia todos os convites
Para os encontros das madames da sociedade
Como soaria bonito ouvir: Dra. Alexandra!

Ah! Senhor, mas esqueci só de um detalhezinho
Meus pais me ensinaram que mais importante
Que a aparência é a essência
E que nós somos aquilo que acreditamos
Agora compreendo porque escolhi ser Professora
Eu não seria feliz se não abraçasse uma profissão
Por amor, por convicção, por ideal
Talvez hoje eu devesse ter tudo
O que quisesse materialmente falando
Mas me faltaria o sentido da vida

Sinto-me tão bem, Senhor
Quando interajo com meus alunos em sala de aula
Quando os vejo instigados a pesquisar
Para descobrir coisas novas
Meu coração bate feliz
Se eles demonstram que aprenderam
Aquilo que os desafiei a buscar
Gosto de ouvi-los falar sobre seus sonhos
Seus desejos e suas necessidades
Sorrio quando percebo que posso
Indicar-lhes o caminho certo
Emociono-me quando recebo deles um olhar
De cumplicidade pedagógica
Conforta-me receber todos os abraços
Dados espontaneamente
Em sinal de reconhecimento

Mas nada impede, Senhor
Que mesmo amando minha profissão
Sentindo-me realizada ao vivenciá-la cotidianamente
Eu busque melhores salários
Para viver dignamente com minha família
Se cruzarmos os braços jamais seremos valorizados
Porque não interessa aos governantes
De um país capitalista como o Brasil
Uma educação de qualidade
Educadores críticos e alunos cidadãos

Por isso precisamos todos juntos
Pressionar o poder
A nos restituir o devido valor perdido um dia Senão continuaremos a ver
Os reflexos na sociedade, em famílias
Flageladas pela violência e pela doença
Pela fome de comida e de cultura
Senhor, não permita que ocorra com a nossa!!!
Em prol da educação e dos educadores
Vamos levantar a bandeira
Ser professor é mais que missão
É profissão!
Adaptação do poema de Selma Amaral Barbosa LeiteArcoverde/PE


Nenhum comentário: