A ARTE E SUA RELAÇÃO COM AS ESTRUTURAS DE CLASSES DA SOCIEDADE
Alexandra César Zinn
A produção artística como atividade humana é diretamente influenciada pelo meio social no qual o indivíduo/artista está inserido. Esta influência se dá em várias dimensões e é inerente à arte, tendo em vista que o artista é um ser inevitavelmente participante de uma sociedade e principalmente que o fator social contribui para a formação da personalidade de seus indivíduos.
Sendo assim a dimensão mais superficial desta influência se dá de forma inconsciente, ou seja, mesmo sem engajamento político, sem intenção de reforçar ou contestar a estrutura de classes sociais, o artista imprimi em sua obra dados importantes sobre sua realidade. Outra dimensão pelo contrário, é a apropriação proposital da linguagem artística para manifestar concordância ou para protestar contra a referida estrutura.
Atualmente a principal relação entre a arte e as diferentes classes sociais, vai além das apontadas anteriormente (mas não as excluí). Após muitos séculos sendo considerada um privilégio das elites, a arte ao ser reconhecida como área de conhecimento, torno-se mais abrangente, englobando o erudito e o popular. Com o advento da tecnologia, dos meios de comunicação em massa e em especial com a democratização do acesso à educação, a arte tem hoje papel importante como geradora de oportunidade de ascensão social por meio da profissionalização ou simplesmente pelo domínio de seus conhecimentos teóricos, históricos e técnicos.
A arte é então, além de expressão da sociedade, participante ativa em seus movimentos macro e microssociológicos.
Alexandra César Zinn
A produção artística como atividade humana é diretamente influenciada pelo meio social no qual o indivíduo/artista está inserido. Esta influência se dá em várias dimensões e é inerente à arte, tendo em vista que o artista é um ser inevitavelmente participante de uma sociedade e principalmente que o fator social contribui para a formação da personalidade de seus indivíduos.
Sendo assim a dimensão mais superficial desta influência se dá de forma inconsciente, ou seja, mesmo sem engajamento político, sem intenção de reforçar ou contestar a estrutura de classes sociais, o artista imprimi em sua obra dados importantes sobre sua realidade. Outra dimensão pelo contrário, é a apropriação proposital da linguagem artística para manifestar concordância ou para protestar contra a referida estrutura.
Atualmente a principal relação entre a arte e as diferentes classes sociais, vai além das apontadas anteriormente (mas não as excluí). Após muitos séculos sendo considerada um privilégio das elites, a arte ao ser reconhecida como área de conhecimento, torno-se mais abrangente, englobando o erudito e o popular. Com o advento da tecnologia, dos meios de comunicação em massa e em especial com a democratização do acesso à educação, a arte tem hoje papel importante como geradora de oportunidade de ascensão social por meio da profissionalização ou simplesmente pelo domínio de seus conhecimentos teóricos, históricos e técnicos.
A arte é então, além de expressão da sociedade, participante ativa em seus movimentos macro e microssociológicos.
19 comentários:
Professora..A senhora quer que anote esse texto no caderno?
João Pedro
2º "A"
comentário das imagens foi "baseado" nesse texto ai!!
klker coisa q tiver de errado depois vc me fala ok!!??
bjus...
By: Gabiw's 2º"F"
Oieee teacher...
esse texto tem que levar na próxima aula???
bjosss
Laissa 2º"G"
O texto será sim discutido na próxima aula... Pode imprimir e colar no caderno, copiar ou tirar xerox! Bjim e PARABÉNS pelo empenho.
Ihh Fessora!!
Cade as postagens hein? rsr
Ahh valeu pela balinha rsrs :P
Entrei crente q ia ter mais uma
coisinha pra eu comentar!!
Bjaoo fessoraaaaaaaaaaaaa
Dayane segundo G
Os maníacos!! :P
aÊ fessÔra
vou copiar esse texto ai
flw
BeEiJoO
RAYANE 2ºE
Professora...
cade a musica...???
não achei...???
Jeannine oliveira
2°"c"
é professora nem ganhei balinha...
te mais....
Deysianne 2° g
Prof eu achei umas paradinhas das fotos.!!
Eu levo pra próxima aula..??
E outra, sobre o filme...eu me interessei pacas com a dança lá, e tal. Será q vc não sabe de algum lugar assim bacana pra dançar.?
Bjim.!!
Karine 2° C
Jeannine, na página principal ao lado direito tem o título ONTEM... tá lá!!! ( mas só tem a letra)Bjim
Que fotos Karine? Quanto á dança, tem algumas academias no plano ( a tribo das artes é bem legal)mas em Taguá não sei nenhuma.
Que bom que se interessou, fico muito feliz!!!
Bjim
Deysinha, será sorteado entre os melhores alunos do bimestre uma cesta de guloseimas...Vc tem muitas chances!!!
Bjim
-Teexto sem graça é esse :D
HEUIAHEIUAHEIAHEAIEAIU'
Aquelas 4 questõezinhas chatas que você passou sobre esse textinho aí valem quanto? (nada interesseira né) :P
Por mim eu nem respondia isso!
Mais num tem outro jeito ;x
^^
Beeijo xuxu :*
*Gabriela, 2°B
"B"
Cesta de guloseimas?
Poah professora! Ta falando sério?
Porque não disse antes? :D
Neste momento eu sou sua melhor aluna!
A Deysi não tem nem chances mais!
(H) Desculpa ai amiguinha! ¬¬'
Falo em comida eu sou muito competitiva!
Professora? Esses textos a senhora vai olhar no final do Bimestre?
Diiiz que NÃO ^^
Boa noite ....
Olá, professora e para cópia esse texto de "Matins Pena" e qual mais ?
* E já podê ir amanhã na xerox comprar o texto que a Senhora falou!!! Que eu não sei o nome....SRsrsrsrsrsr......
Te amo .....
Paz de Cristo.
By: Thais 2º D
Blza! Vou colar o texto no meu caderno!
Beijinhos
Heloise 2º"C"
Ah, professora, vc podia fazer um resuminho depois desses testos pra gente..tem que ler um milhão de vezes pra entender pra valer o que ele quer dizer, e nem vale falar que isso vai ser bom pra gente, viu!? xD
Bejo!
Karyne K. 2º C
Postar um comentário