quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Atividade nova



Tapúia gatinha!!!!

Aos poucos vou postando as imagens que citei no post anterior ok?

Minha gente, me ajude please! Façam uma convocação geral da galera para participar das atividades, não sei se volto dia 18 mesmo e por isso a salvação será este blog entendem?

CONTO COM VCS!!!

Então, a atividade agora é mais complicada um pouquinho( o cerco está se fechando kkkkkkk).

Temos vários elementos nas artes visuais certo? O que são esses elementos? Comente o CONCEITO de um deles. Exemplo: Ponto é ...

Blz? Boa sorte nas pesquisas!

Ahhhh, qualquer coisa peçamuma ajudinha, um livro sei lá... para a profª Gleyce ( de arte dos 1º e 3º anos) ou para a Eugênia.

44 comentários:

Unknown disse...

Eitaa tah fechandoo msm !! vou ter q apelar pras professoras msm !!
akii nu google achei foi nadaa...agora vai ter q ficarr pra manha...mais tah valendo neh!?
bjOo...saudadessssssss e vem logoooo =/

Deysinha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Deysinha disse...

elementos visuais representam a força visual estrutural. É parte que vemos, seja qual for sua natureza, real ou abstrata. Palavras como significado, experiência, estética e beleza isto é, aquilo que extraímos da experiência visual, e como o fazemos.


Forma- existem várias forma, e as basicas são: círculo, quadrado, triângulo e todas as suas infinitas variações, combinações, permutações de planos e dimensões;

A proporção - a medida e o tamanho relativos;

Ixi professora achei varios temas, mas esses ai são os melhores.

deysianne 2º g

Ana Carolina disse...

Poxa perdi o outro trabalho :/.. qando fiquei sabendo ja tinha acabado, tem que fazer outro pra recompensar uahauah!

Professora achei algumas coisas sobre esse novo assunto Mulher Tapuia-Eckhout.
Ele retrata nas suas obras como essa por exemplo os nativos e os mestiços do Brasil, a natureza morta e com variadas formas.
é meio complicado mas vou pesquisa mais pra ficar melhor os elementos!
volta logo :D
beeijoo :*

Ana Carolina 2"C"

Rayane Cristina disse...

Nossa mas ja fechou á muito tempo


tá dificil heim ...
hehehe


mas tenhu que ralar mesmo neh ...


beijoO



Rayane 2ºE

@_SºhJhef_@ disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Oi fêssora..
nos EFLV encontramos vários componentes..um deles é a LINHA..
q é quando os pontos estão tão próximos entre si que se torna impossível identificá-los individualmente, aumenta a sensação de direção, e a cadeia de pontos se transforma em outro elemento visual distintivo: a linha. Também poderíamos definir a linha como um ponto em movimento, pois quando fazemos uma marca contínua, ou uma linha, nosso procedimento se resume a colocar um marcador de pontos, sobre uma superfície e movê-lo segundo uma determinada trajetória, de tal forma que as marcas assim formadas se convertam em registro.
Nas artes visuais, a linha tem, por sua própria natureza, uma enorme energia. Nunca é estática; apesar de sua flexibilidade e liberdade, a linha não é vaga: é decisiva, tem propósito e direção, vai para algum lugar, faz algo de definitivo.

é isso aí..
perdi o outro trabalho
to fazendo os corre aqui!
beiijo
AMANDA 2° 'C ' n° 02

Unknown disse...

COMENTANDO AS OBRAS...
A Mulher Tapuia:
esse termo TAPUIA,era empregado pelos índios tupinambás para designar grupos indígenas adversários, de fala não-tupi.
nessa obra..posso perceber claramente,q ele queria desmonstrar um Brasil que começava a se desenvolver também fora de suas recentes cidades, ainda enquanto colônia, e outro que confirmava, de certa forma, a imagem mitológica selvagem que os europeus possuíam da América.
TAPUIAS..é um dos quatro estados civilizatórios.
ele quiz nos mostrar como essa tribo vivia,q eram bárbaros, andavam nus e em mata virgem, conservavam hábitos originais apesar da convivência com o homem branco e muitas vezes utilizavam-se da sobrevivência canibal;
e ...é isso lindona!
te adoro

Amanda 2° 'C' n° 02

@_SºhJhef_@ disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
@_SºhJhef_@ disse...

oi Professora..perdi o ultimo dever...fikei sabenu hoje dissu....
mais tah ae o de hoje.....

O ponto eh o elemento mais simples da linguagem visual.
Quando batemos com a ponta do lahpis no papel estamos fazendo um registro.... uma marca.
Por exemplo um ponto feito com krvão ou giz... eh mais seco e deixa registrado o gesto do artista... a intensidade da força de sua mão ao desenhar....
Pontos feitos com bico de pena e nankim são delicados e suaves e podem criar texturas.....
Este registro pode ser feito com materiais diferentes em suportes diferentes e pode ter características peculiares e ter diversas interpretações....
Pontos coloridos pintados numa superfície....um do lado do outro... podem criar uma ilusão de ohtica que une as cores para criar outra cor..... Essa tehcnica de pintura eh chamada de Pontilhismo...
Pontos feitos com tinta respingada numa tela guardam um momento.... uma ação que o artista kis deixar registrada para sempre......
bjs Fessora....
Jeferson 2º"c"

Anônimo disse...

olá,prof!!
eu tbm fui um dos alunos q perderam o ultimo exercicio...
foi dificil achar...
mas estou aqui...
p/falar sobre:A área das Artes Visuais e Design que é extremamente ampla. Abrange qualquer forma de representação visual, ou seja, cor,forma,linha,pontoe ate msm a textura,etc...
A textura permite identifica-la e distingui-la de varias formas.Quando tocamos ou olhamos para um objeto ou superfície sentimos se a sua pele é lisa, macia, áspera. A Textura é, por isso, uma sensação visual ou táctil.


Os Tapuias são um grupo indígena que habita o noroeste do estado brasileiro de Goiás, mais precisamente nas colônias indígenas Carretão. Tal nome era ainda a denominação dada pelos portugueses a indígenas dos grupos que não falavam línguas do tronco tupi e que habitavam no interior do Brasil.
pois é prof,fiz o q pude...
pesquisei..
posso te pedir um favor..?!
dá mais uma chance pras pessoas fazerem aquele outro dever,pode ser?!
bijus,e q vc melhore..o mais rapido possivel..
pois estou com saudades..

Lorena Alves
2°C,n°23...fuizzzz

leeh disse...

A linguagem visual compreende várias categorias de expressão, onde a construção de qualquer uma delas implica em conhecimento e na leitura de elementos visuais como a forma, a cor, o espaço (bidimensional e tridimensional), o equilíbrio, a relação entre luz e sombra, plano e superfície, além de outros.
Mais vou falar sobre:ponto e direção.
Ponto: Unidade visual mínima, mais simples e irredutível, servindo como marcador ou referência, o ponto tem sempre grande poder sobre o olho exercendo sobre este grande atração visual.
• Muitos pontos juntos têm a capacidade de ligarem-se e dirigir o olhar, intensifica-se essa capacidade aproximando os pontos.
• Em números grandes e justapostos os pontos dão a ilusão de tom ou cor.
Direção: As formas básicas expressam três direções básicas: - Quadrado: direção horizontal e vertical;
• Triângulo: direção diagonal;
• Círculo: direção curva.
A direção horizontal/vertical é a referência primária do homem em termos de bem estar e maneabilidade, está relacionada ao seu próprio equilíbrio e também ao equilíbrio de todas as coisas construídas e desenhadas.
A diagonal está relacionada à idéia de instabilidade, e por ser mais instável é também mais provocadora da percepção, sendo seu significado ameaçador e perturbador.
A curva está associada à abrangência, repetição e calidez.
kisses teacher

Good Night!
=*
bye bye '

Jeannine Oliveira disse...

Elementos Visuais

O ponto
Qualquer ponto tem grande poder de atração visual sobre o olho, exista ele naturalmente ou tenha sido colocado pelo homem em resposta a um objetivo qualquer.

Fazemos o reconhecimento de formas através de um agrupamento de pontos. Ex.: régua, jogo de ligar os pontos.

A linha
Quando os pontos estão tão próximos entre si que se torna impossível identificá-los individualmente, aumenta a sensação de direção, e a cadeia de pontos se transforma em outro elemento visual distintivo: a linha.

A forma
Na linguagem das artes visuais, a linha articula a complexidade da forma. As 3 formas básicas são: círculo, triângulo equilátero e quadrado.

Equilíbrio
Equilíbrio é um elemento importantíssimo em toda criação, seja para uma página de Internet, revista impressa, panfletos ou obras de arte. É considerada referência visual mais forte para o homem, chamada de constante inconsciente formada pelos eixos vertical e horizontal.

O equilíbrio pode ser: simétrico, simétrico na forma e assimétrico na cor ou ainda ter uma simetria aproximada.

Jeannine oliveira

2°"c"

Unknown disse...

Eitaa outro,=/...Mais vamos lá,bom achei isso aki sobre os elementos visuais...


O básico é isso aki!

Os elementos visuais constituem a substância básica daquilo que vemos, e seu número é reduzido: o ponto, a linha, a forma, a direção, o tom, a cor, a textura, a dimensão, a escala e o movimento. Com eles fazemos nossas combinações seletivas.
Uma determinada forma básica tem seu valor independente que pode ser modificado quando relacionado com outras formas.
----------------------------------------------
Um pouco de cada um!

*~>O ponto
Qualquer ponto tem grande poder de atração visual sobre o olho, exista ele naturalmente ou tenha sido colocado pelo homem em resposta a um objetivo qualquer.
Fazemos o reconhecimento de formas através de um agrupamento de pontos. Ex.: régua, jogo de ligar os pontos.


*~>A linha
Quando os pontos estão tão próximos entre si que se torna impossível identificá-los individualmente, aumenta a sensação de direção, e a cadeia de pontos se transforma em outro elemento visual distintivo: a linha.


*~>A forma
Na linguagem das artes visuais, a linha articula a complexidade da forma. As 3 formas básicas são: círculo, triângulo equilátero e quadrado.
Todas as formas são figuras planas e simples, fundamentais, que podem ser facilmente descritas e construídas, tanto visual quanto verbalmente.
A partir da combinação e variações infinitas dessas três formas básicas, derivamos todas as formas físicas da natureza e da imaginação humana.


*~>Direção
As formas básicas também apresentam direções característica a elas: horizontal e vertical, diagonal e curva.


*~>Tom
As variações de luz ou de tom são os meios pelos quais distinguimos oticamente a complexidade da informação visual do ambiente. Vemos o que é escuro porque está próximo ou se superpõe ao claro, e vice-versa. As relações são sempre por comparação.

*~>Cor
Em sua formulação mais simples, a estrutura da cor pode ser ensinada através do círculo cromático. As cores primárias (amarelo, vermelho e azul), e as cores secundárias (laranja, verde e violeta) aparecem no diagrama. Pode-se incluir também as cores intermediárias a essas.


*~>Textura
A textura é o elemento visual que serve de substituto para as qualidades de outro sentido, o tato.


*~>Escala
Todos os elementos visuais são capazes de se modificar e se definir uns aos outros. O processo constitui, em si, o elemento daquilo que chamamos de escala.
A escala pode ser estabelecida não só através do tamanho relativo das pistas visuais, mas também através das relações com o campo ou com o ambiente.

*~>Dimensão
Nenhuma forma de representação da dimensão é possível sem a ilusão. A dimensão está sempre implícita na forma e depende das relações feitas na composição. Ela fica bem evidente nas composições que utilizam a perspectiva.


*~>Movimento
O elemento visual do movimento se encontra mais frequentemente implícito do que explícito no modo visual. Porém, o movimento talvez seja uma das forças visuais mais dominantes da experiência humana.
O movimento da composição acontecesse por causa dos elementos compositivos que o cérebro busca através do olho como os eixos de equilíbrio e os sentidos e direções presentes.





Lígia Gabriela 2º "E"...Nº13

Unknown disse...

Hey Prof..Tudo bemmM.?
Eu nao fiz a 1ª atividade
+ a 2ª ta na mão.
Eu pesquisei sobre a Textura...existem dois tipos, a visual e tátil. A visual é aquela q vc mesmo vê e a tátil determina se um material é macio, áspero ou ondulado. E eu achei q a cor nao existe sem a luz...e q tb dependendo da luz há várias cores diferentes..(ñ sabia disso..básico)

É isso aí Prof, foi mal nao ter feito o outro exercicio + esse tá valendu..

\SaudaDes..Bjiim

=* Karine S. 2"C"..

Rayane Cristina disse...

*>>O ponto é o início de tudo.É o elemento mais básico dos elementos formais... é um espaço geográfico que pode ser representado no papel com um toque de lápis. Mas ele é relativo, pois depende do contexto, do espaço que o cerca, dos elementos com que está relacionado.

*>>A linha:A linha é obtida através de infinitos pontos... ou... é obtida através do rastro de um ponto, quando se coloca um ponto em movimento, ele forma uma linha.


*>>Textura:Textura existem dois tipos: visual e tátil, e é ela que determina se um material é macio, áspero ou ondulado. A textura visual é aquela que só podemos ver, por exemplo, várias linhas bem juntinhas uma da outra, vários pontos bem próximos, etc. A textura tátil é aquela que além de exergarmos, podemos ver, por exemplo, a madeira, o ralador de queijo.


*>>Cor: é um estado da matéria. Ela não existe sem a luz, e ela pode mudar de acordo com a luz que incide sobre o objeto.

*>>Forma: é a junção de vários planos, que são obtidos por diversas linhas.



Esses são alguns elementos visuais cujas modalidades são: desenho, pintura, escultura, arquitetura, fotografia, e outras.


Beijin...


Rayane 2ºE

Fernanda disse...

A cor - a contraparte do tom com o acréscimo do componente cromático, o elemento visual mais expressivo e emocional
A direção - o impulso de movimento que incorpora e reflete o caráter das formas básicas, circulares, diagonais e perpendiculares.

saudades
FERNANDA NEVES 2'G'

Anônimo disse...

prof..quanto valia aquele primeiro trabalho????

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Artes visuais - o conjunto de manifestações artísticas que compreende todo o campo de linguagem e pensamento sobre o olhar e os sentidos do ser humano.

PONTO - Quando os pontos sao multiplicados,seu poder de expressão e de comunicaçao amplia-se.Disposiçao, distanciamento, quantidade e cor tambem influem no efeito dos pontos sobre a superficie.Eles podem criar ideias, comunicar sensacões, dar ideias de movimento,ritmo,luz,sombra,volume,atmosfera.Quando colocados em fila,por exemplo,criam a ideia de linha.


PERSPECTIVA -È uma tecnica que permite tranferir para o desenho aquela impressão que nossos olhos veem quando observam um espaço em que há objetos mais distantes.

beijOs liinDah...to morrendo de saudades

GABRIELA 2°G

Unknown disse...

Ixiii u primeiro naum deu pra fazer...mais u segundoO tah ai!!

...elementos visuais representam a força visual estrutural. É parte que vemos, seja qual for sua natureza, real ou abstrata.


**Movimento
O elemento visual do movimento se encontra mais frequentemente implícito do que explícito no modo visual. Porém, o movimento talvez seja uma das forças visuais mais dominantes da experiência humana.
O movimento da composição acontecesse por causa dos elementos compositivos que o cérebro busca através do olho como os eixos de equilíbrio e os sentidos e direções presentes


**Cor
Em sua formulação mais simples, a estrutura da cor pode ser ensinada através do círculo cromático. As cores primárias (amarelo, vermelho e azul), e as cores secundárias (laranja, verde e violeta) aparecem no diagrama. Pode-se incluir também as cores intermediárias a essas..

bjOo..
achOo q era isso...
te cuidaa!!

Larissa LEmos
2 "G" n:21

GrazY disse...

TEXTURA -Textura é o aspecto de uma superfície ou seja, a "pele" de uma forma, que permite identificá-la e distinguí-la de outras formas. Quando tocamos ou olhamos para um objeto ou superfície sentimos se a sua pele é lisa, rugosa, macia, áspera ou ondulada. A Textura é, por isso, uma sensação visual ou táctil. Sendo assim aplicamos várias formas em vários tipos de texturas e outros elementos . Textura é qualquer relevo feito com qualquer material tipo: massa corrida, gesso cré, massa acrílica, e outros, que pode ser feito com rolo, pinceis, espátula. Existem vários tipos, cada pessoa faz a seu gosto, não tem uma forma certa, pode ser feita em móveis, parede, etc.

LINHAS - As linhas definem as figuras e as formas. As figuras qe tem 2 lados identicos são chamadas de semétricas.Há diversas maneiras de utilizar a linha com fins artísticos e decorativos.

Graziela 2ºG

Anônimo disse...

Equilíbrio é um elemento importantíssimo em toda criação, seja para uma página de Internet, revista, panfletos ou obras de arte. É considerada referência visual mais forte para o homem, chamada de constante inconsciente formada pelos eixos vertical e horizontal, pode ser: simétrico, simétrico na forma e assimétrico na cor ou ainda ter uma simetria aproximada.

Direção são as formas básicas também apresentam direções característica a elas: horizontal e vertical, diagonal e curva.

tah baum agora neh!!??
kkkkkkkkkkkkkkk...

bjusss...
feosa!!!
=P

By: Gabiw's 2º"F"

Unknown disse...

ola professora
é,to vendo q de pouquinho em pouquinho estas atividades vão complicando em....
bem,pesquisei sobre a Mulher Tapuia....
É uma obra de óleo sobre tela e é uma Coleção etnográfica do Museu Nacional da Dinamarca . Albert Eckhout nascido em Groninger foi artista e botânico, veio para o Brasil em 1637 e permaneceu até 1644, como pintor contratado por Maurício de Nassau. Em suas obras se destaca naturezas-mortas com frutas e legumes tropicais, representações dos tipos humanos que habitavam o país e costumes ,nos encantos do Brasil. As obras de Albert Eckhout são raras, produzidas no período da Invasão Holandesa ,retratam negros, índios e mamelucos em tamanho natural e uma série de naturezas-mortas.

espero q goste de minha pesquisa...
prof.,volte logo,estamos com saudades das suas aulas,da suas palhaçadas, das suas brincadeiras,....enfim,estamos com muitas saudades,então volte logo pq se ñ agente vai ai te buscar rumm ;)

te adoro
beijos

Pedro 2º G

M.L Mais que uma Voz disse...

Oh professora ainda nao axei nao mais amanha ainda da tempo de postar aki ne?

ced06 disse...

Olá professora não fiz o primeiro mais o segundo está aí vou falar sobre:Cor e forma.Toda aparência visual é produzida pela cor e a clareza.A cor e a forma cumprem duas funções mais característica do ato visual,transmitem expressão e nos permitem obter informação mediante o reconhecimento de objetos e acontecimentos!!!leydiane 2C

maguidinha disse...

Oi prof...
O PONTO tem grande poder de atração visual sobre o olhar, pode existir naturalmente ou ter sido colocado propositalmente pelo homem em reposta a um adjetivo qualquer.

A TEXTURA é o elemento visual que serve de substituto para as qualidades de outros sentidos, o tato.

ALBERT ECKOUT (1610-1665) foi um artista e botânico que permaneceu no Brasil até 1644, onde pintou índios, escravos e paisagens viajou por várias regiões da América e logo após retornou á Europa, os seus personagens solitários, ocupavam exatamente o centro do espaço pictográfico e parecem fitar a face, do espectador.

MAGDA 2 "C" N 24

Thiago disse...

OS ELEMENTOS DA ARTE

As Obras de Arte são geralmente bastante complexas.

Há no entanto, apenas três categorias gerais de classificação ou apreciação que podemos fazer sobre estas. Uma, considera a forma, outra o conteúdo e a terceira o contexto. Em cada uma destas categorias, há uma série de subcategorias que dão profundidade e variedade à apreciação das obras de arte visual.
a. A Forma

A forma, ou apreciação formal, refere-se aos elementos gráficos e pictóricos que constituem uma obra de arte independentemente do seu significado (por exemplo, as cores de uma bandeira em vez do país que representa). Os elementos formais incluem características primárias da obra de arte que não contêm nenhum significado semântico (ou seja, não transportam significado do mesmo modo que as palavras): estes elementos formais incluem o desenho ou figura, as linhas, a cor, a saturação das cores, os tons, as dimensões, a matéria, o medium, escala, espaço, textura, etc.

As características formais secundárias são as relações entre as características primárias: configuração (gestalt), composição, equilíbrio, contraste, predominância, harmonia, movimento, proporção, proximidade, ritmo, semelhança, unidade e variedade.

Um terceiro e ultimo nível de apreciação, considera o modo como a forma interage com o conteúdo e o contexto.
b. O Conteúdo

Sobre este ponto há menos consenso. Alguns autores distinguem entre conteúdo e assunto (ou tema): a denotação, da conotação; enquanto outros preferem termos como significado e significante. A Semiótica e o Estruturalismo vão ainda mais além. De um modo simples poderemos dizer que o conteúdo é a "mensagem", qualquer que seja o modo como a informação está organizada. Um modo tradicional de organizar os conteúdos em Arte é o de classificá-los em categorias básicas de iconografia (signos, símbolos, sinais convencionais), aquilo a que chama-mos os Géneros, listados a seguir por ordem decrescente de importância, com base numa antiga hierarquia convencional do século XIX:

Histórico: acontecimentos importantes, como batalhas, grandes vitórias políticas, triunfos, movimentos sociais, etc.

e outros tipos de conteúdo como:
mitológico, natureza morta, etc

existe o conteúdo primário, secundário e o terciário

o contexto tb se subdivide nessa classificação acima

http://www.esec-josefa-obidos.rcts.pt/cr/ha/elementos_arte.htm

By:Thiago ~~> 2ºA

Thiago disse...

vi num site falando isso aki:

os pés aparecem com ênfase nas obras de muitos artistas. Os pés
da Índia Tapuia de Eckhout estão calçados com sandálias de dedo, sandálias feitas à
mão, com tiras de corda. Esses pés, pés de índia, como o pé desenhado por Portinari e o
retratado na fotografia, também estão parados, posando, deixando-se observar num tom de
pele que se mistura à cor da terra. Terra de seus ancestrais, terra que alimenta, terra que
abriga, terra-mãe. Os índios também querem a terra, eles precisam dela para se identificar
como um povo.

(Thiago 2ºA)

Anônimo disse...

Ai,professora.

Nem me avisaram q vc tava dando deveres pelo blog...

Desculpa nao ter feito o outro mas é que me avisaram muito tarde..

Mas eu achei sobre Textura:É o que se sente ao toque:suave,áspero,liso.É o aspecto de uma superfície,que permite diferenciá-la e ficar difernte de outras texturas.É um relevo de sentido táctil e visual.É tudo aquilo que voce pode sentir quando toca.

Foi isso aí que achei..

Mas ateh logo.
BeIjOs.
SaUdADeS..

Gherald George 2'C

Unknown disse...

TAPUIAS-

Os Tapuias são um grupo indígena que habita o noroeste do estado brasileiro de Goiás, mais precisamente nas colônias indígenas Carretão I e II. Resultam da fusão dos xavantes com os caiapós. Tal nome era ainda a denominação dada pelos portugueses a indígenas dos grupos que não falavam línguas do tronco tupi e que habitavam no interior do Brasil.

Economia: caça, pesca, coleta vegetal, prática rudimentar da agricultura e utilização de fogo no preparo de seus alimentos.

Cultura: Ritos funerários - Geralmente devoravam os mortos (onde havia a pajelança, então os mortos eram sepultados em covas, sendo a terra sobre o corpo fortemente abatida para evitar a volta do espírito, e ao seu lado se acendiam fogueiras para afastar os espíritos maus), danças e música (flauta).

GABRIELA 2°G

Tábata disse...

O ponto:Fazemos o reconhecimento de formas através de um agrupamento de pontos. Ex.: régua, jogo de ligar os pontos.
Textura:A textura é o elemento visual que serve de substituto para as qualidades de outro sentido, o tato.
Movimento:O movimento da composição acontecesse por causa dos elementos compositivos que o cérebro busca através do olho como os eixos de equilíbrio e os sentidos e direções presentes.

Os Tapuias são um grupo indígena que habita o noroeste do estado brasileiro de Goiás, mais precisamente nas colônias indígenas Carretão I e II. Resultam da fusão dos xavantes com os caiapós. Tal nome era ainda a denominação dada pelos portugueses a indígenas dos grupos que não falavam línguas do tronco tupi e que habitavam no interior do Brasil.

Thainá 2°C
bjOo

Alexandra disse...

Atividade encerrada!!!
Até segunda feira!
Bjo

priscila disse...

Hello,eu nem fiz o outro trabalho.E no bimestre passado eu nao fiu muito bem na sua materia.Me ajuda...eu nao achei muita coisa sobre isso,mas o q eu achei ta aqui.

- Os elementos visuais contituem a substância básica q vemos:o ponto,a linha,a textura,a cor...

->Ponto:é a única unidade de comunicação visual mais simples e irredutível.

->A linha articula a complexidade da forma.Exitem 3 formas básicas:o quadrado,o círculo e o triângulo equilátero.

->A textura é o elemento visual q com frequência serve de substituto para as qualidades de outro sentido,o tato.

Como vai ficar a nota nesse bimestre?
Bjim,to c saudade e volta logo...

Priscila 2"C"

CID Samambaia disse...

O que é arte visual?
A arte visual é o tipo de expressão artística que é captada pela visão.

Ela também é definida conforme seu meio, ou sua mídia, como o desenho, a pintura, a escultura, a arquitetura, a fotografia, o cinema e o vídeo.

Ela pode ser útil, como a cerâmica e a tecelagem.Ou pode ser feita apenas para apreciação, como as esculturas e pinturas.
O que é arte visual?
A arte visual é o tipo de expressão artística que é captada pela visão.

Ela também é definida conforme seu meio, ou sua mídia, como o desenho, a pintura, a escultura, a arquitetura, a fotografia, o cinema e o vídeo.

Ela pode ser útil, como a cerâmica e a tecelagem.

Artesão trabalhando a argila no torno.

Ou pode ser feita apenas para apreciação, como as esculturas e pinturas.

Escultura “Davi” (1501-1504),
em mármore, de Michelangelo.

Ela também pode ser encarada como uma manifestação natural, parte do desenvolvimento humano, pois as crianças e os povos primitivos utilizam desenhos e pinturas para expressar seus sentimentos e o que apreendem do mundo a sua volta.




Elementos da linguagem visual

Os elementos que estruturam a linguagem visual são chamados de elementos formais. Estes elementos fazem parte de objetos de arte visual, como as imagens, esculturas e edifícios, e transmitem muitos sentimentos e sensações. Os elementos formais são:

Ponto Valor
Linha Forma
Textura Figura
Cor Espaço







agora aqui vai o conceito do primeiro elemento citado:


Em artes visuais o ponto é o básico dos elementos formais. Pode ser um espaço geográfico representado no papel com um toque de lápis. Mas ele é relativo, pois depende do contexto, do espaço que o cerca, dos elementos com que está relacionado. Por exemplo, um circo pode ser um ponto, quando visto do alto, de um avião.

Dany Princesinhaah disse...

Prof
Tah aii Ow**


A cor é um dos elementos essenciais às artes visuais.

_Ponto:
O ponto sendo um dos elementos mais simples dada linguagem visual
pode provoca, pela justaposição, uma mistura óptica nos olhos do observador,os pontos dar_lhe uma tecnica de pintura chamada Pontilhismo,que baseia em cores complementares.
A técnica de utilização de ponto coloridos justapostos também pode ser considerada o culminar do desprezo dos impressionistas pela linha, uma vez que esta é somente uma abstração do Homem para representar a natureza.

_Linha:
A linha é o elemento básico de todo grafismo e um dos mais usados, tendo tanta importância em um grafismo.Representa a forma de expressão mais simples e pura, porém também a mais dinâmica e variada.
É formada pela união de vários pontos em sucessão, podendo se parecer à trajetória seguida de um ponto em movimento, por ter muita energia e dinamismo. Sua presença cria tensão e afeta ao resto de elementos próximos a ela.

Bjoo**

2º"A"

Dany Princesinhaah disse...

Daniela Novais
2°"A"

Unknown disse...

Consideram-se artes visuais as seguintes: pintura, desenho, gravura,fotografia e cinema. Além dessas, são consideradas ainda como artes visuais: a escultura, a instalação, a aquitetura, a novela, o web design, a moda, a decoração e o paisagismo.

Ex 1-DESENHO:O desenho é um suporte artístico ligado à produção de obras bidimensionais, diferindo, porém, da pintura e da gravura. Neste sentido, o desenho é encarado tanto como processo quanto como resultado artístico.

Ex 2-FOTOGRAFIA:Fotografia é uma técnica de gravação por meios mecânicos e químicos ou digitais, de uma imagem numa camada de material sensível à exposição luminosa, designada como o seu suporte.

E por aí vai..

Unknown disse...

2° F

Unknown disse...

Ponto:
O ponto é o início de tudo. É o elemento mais básico dos elementos formais... é um espaço geográfico que pode ser representado no papel com um toque de lápis. Mas ele é relativo, pois depende do contexto, do espaço que o cerca, dos elementos com que está relacionado. Por exemplo, uma piscina pode ser um ponto, se vista de um satélite...

Linha:
A linha é obtida através de infinitos pontos... ou... é obtida através do rastro de um ponto, quando se coloca um ponto em movimento, ele forma uma linha.

Textura:
Textura existem dois tipos: visual e tátil, e é ela que determina se um material é macio, áspero ou ondulado. A textura visual é aquela que só podemos ver, por exemplo, várias linhas bem juntinhas uma da outra, vários pontos bem próximos, etc. A textura tátil é aquela que além de exergarmos, podemos ver, por exemplo, a madeira, o ralador de queijo, o asfalto, etc...

Cor:
Cor: é um estado da matéria. Ela não existe sem a luz, e ela pode mudar de acordo com a luz que incide sobre o objeto.

Forma:
É a junção de vários planos, que são obtidos por diversas linhas.

Unknown disse...

então.. só estou fazendo agora pq só vim saber desses trabalhos que estão tendo aqui hoje...

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Brunna Karoline 2º " F"

Cor:
A cor é uma percepção visual provocada pela ação de um feixe de fótons sobre células especializadas da retina, que transmitem através de informação pré-processada no nervo óptico, impressões para o sistema nervoso.

Ponto:
Ponto: Unidade visual mínima, mais simples e irredutível, servindo como marcador ou referência, o ponto tem sempre grande poder sobre o olho exercendo sobre este grande atração visual.


Brunna Karoline 2º"F"

priscila disse...

cm vc ta?
volta logo!!
saudades...

Priscila 2"C"