sexta-feira, 20 de junho de 2008

Ahhhh o teatro!!!


Minha tatoo dessa é no coração!
Como é bom assistir peças boas né minha gente?! Parece que estamos dentro da história e que o mundo lá fora( com todas as suas adversidades) não existe mais... O tempo pára!
Enfim, como foi nosso primeiro trabalho cênico e extra-classe ainda por cima, resolvi ser um pouco mais tolerante na avaliação. Afinal meu objetivo é a aprendizagem de vcs e não estabelecer "punição". De modo geral o objetivo foi alcançado pois até mesmo quem não se envolveu profundamente com a elaboração do trabalho ( alguns precisam melhorar e muito...) assistiu boas esquetes e entendeu a história, o contexto e a proposta do trabalho.
Apenas algumas considerações que não posso deixar de fazer:
* O público tem um papel fundamental no teatro, pois ele se concretiza apenas com a relação entre público e ator! Sendo assim a platéia deixou muito a desejar. Que falta de respeito com os colegas... Lembrem-se sempre: NÃO FAÇA COM OS OUTROS O QUE VC NÃO QUER QUE FAÇAM CONTIGO!
* Os atores que estavam nos "camarins" também podem melhorar a postura para não acabar prejudicando o próprio trabalho! ás vezes ouviamos muito mais os bastidores do que em de fato estava em cena.
* ENSAIO! Esta palavra é a chave do sucesso... ( ih, contei o segredo kkkkkkkk) . Se tudo estiver bem planejado e repetido à exaustão , não tem como ser ruim ou cansativo ( vc mesmo enjoa antes de apresentar). Até as brigas entre o elenco diminuem, ou ao menos não ocorrem em cena! Enfim, é sucesso na certa.
* O texto minha gente... ele precisa estar na ponta da língua, precisa ser incorporado pelo ator. Principalmente se as palavras dele não fazem parte do seu dia-a-dia, porque senão fica no automático, sem graça e ninguém entende patavinas. Nem preciso falar que a colinha tá out né?
* Faltou criatividade!!! Eu deixei bem aberto á todas as alternativas. Poucos grupos tiveram coragem, ou atitude de inovar. Mas outros fizerem isso muito bem... Ouveram mímicas muito bem realizadas para representar objetos e estabelecer os diálogos. Ouve vídeo irreverente com troca de sexo nos papéis. Trouxeram o texto para atualidade com personagens do cotidiano ( a emo foi a melhor kkkkk). Até uma versão GLS rolou! Tudo isso além dos que mantiveram conforme o original mas apresentaram com louvor como o grupo V do 2º G. Criatividade não é mudar tudo e tal... é procurar soluções para cenário, figurino, objetos de cena, linguagem etc.
* O teatro não precisa ser didático galera! O que é isso? Ahhh foi mal... Não precisa ser tudo explicadinho pra gente entender( nóis é burro mais nóis intendi uái ). Se o ator trabalhar bem e deixar claro( não esmagar copo imaginário, falar que o animal tem um nome e depoooooois chamá-lo de leitão, descascar e comer com gosto a banana imaginária e etc) A GENTE PERCEBE E ENTENDE. Ahhh, como tinha banana hj hein kkkkk. Tinha até Carmem Miranda.
* O ator pode envolver a participação do público no espetáculo ou utilizar a técnica da quarta parede. O que é quarta parede? Ahhhh, foi mal de novo kkkkk. De uma forma bem simples é fingir que não tem ninguém assistindo! O que não dá é para ficar afetado com a manifestação do público... Dar branco, crise de risos, mandar fazer silêncio, pedir ajuda, esquecer o colega em cena e bater papo até chegar seu texto e outras coisitas mais são o Ó! Não rola minha gente...
CHEGA! Se eu lembrar mais algumas coisas eu escrevo depois tá!
Ihhh, já lembrei...
* Imprevistos acontecem ( um ator falta, a tomada não está ligada, ensaiei no auditório e preciso fazer na sala, pularam uma parte e tal...) , mas tenham certeza; com planejamento, responsabilidade e teste antes de começar, estes improvisos ficam quase zero. O que não dá é pra perder a esportiva e abandonar o barco, o bom ator sempre tem uma carta na manga, se vc não acha que é um bom ator lá vai... quem precisa de nota sempre tem uma carta ...
Agora sim... bjão, PARABÉNS e pensem com carinho no que escrevi acima!
Não arrancou pedaço de ninguém né?


14 comentários:

Anônimo disse...

desculpa ai entendedora de teatros!!
kkkkkkkkkkkkkkkk....
zuera!!!
mais isso ai eh d'roxaaa!!!!
foi bem legal os trabalhos!!!
eh bom tu passar mais alguns desses ai!!!
pq eh até legal de se fazer!!!
eu naum gosto de contracenar mais eh massa organizar as paradas e depois ver os resultados positivos!!!
mais eh isso aee!!!
vlws coisa xata!!!

bjus....
feosa!!
=P

By: Gabiw's 2º"F"

Unknown disse...

vlw prof.,gostei muito de fazer o teatro...nós pensa q vai sair tudo errado mas na hora saiu foi muito massa .
espero q vc tenha gostado ....
eai prof.,kd as fotinhas ?
beijos
te adoro!

Unknown disse...

Então, eu adorei esse trabaalho *-*
Passa mais teatro, passa?
Ah, sem esquecer: A EMO ERA DO MEU GRUPO, NA NA NA NA!
Outra coisa, adorei essas dicas que você deu pra gente, vai ser bem útil pras próximas apresentações, pois só vamos nos aperfeioçar; :D
Mesmo que alguns grupos tenham sido terríveis, eu gostei muito de grande parte das apresentações que eu vi, ;]
A tendência é melhorar.
Enfim, arrasamos!

Beijo :*
-Gabriela, 2°B :*

Alexandra disse...

Gabiw's passei 5 anos e maio na UnB fazendo cênicas véi, essa sim é aminha praia... artes visuais é só complemento. kkkkkk
Bjim,
bom FDS
Ahhhh! Acho que vc vai fazer cênicas também( não reclama kkkkkk)

Alexandra disse...

é Pedro deu tudo certo mas poderia ter dado errado né?! Mas agora com as dicas sei que os próximos serão profissionais kkkkkkk
Bom FDS

Alexandra disse...

Gabii sua atuação também foi 10!!!
Eu também ADOREI a maioria dos trabalhos e como vc mesmo falou... esse foi o primeiro e os próximos serão beeeeeeeeeeeem melhores graças ás dicas né? kkkkkkkkk
Bjim

Alexandra disse...

Ahhhhhhhh Gabiw's, pelo seu comentário estou vendo uma futura promotora teatral, ou será diretora? kkkkkk
Eu sou como vc, prefiro estas funções do que a atuação propriamente dita.
;)

Anônimo disse...

pq msm????
kkkkkkkkkkkkkk....
cenicas eh massa e tals mais axo q nem rola!!!!
axo q vou fazer biologia na parte marinha!!!
o foda eh q mais de 5 anos de facul!!!
=/
e tbm naum vou poder morar aki em BSB!!!
isso eh bom mais ao msm tempo ruim!!
kkkkkkkkkkkkkkkkkk...
mais kem sabe eu naum viro uma promotora teatral!!!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...
mais eu me amarro em assistir peças eh mó massa!!!
jah assisti altas ate pq tenhu altos amigos q fazem teatro!!!
gosto pra caraaiii!!!
às vezes eh ate melhor do q ir pra uma festa!!!
eh mo massa!!!
=D
mais ai vlws pelas dicas e kem sabe um dia tu naum assisti uma peça produzida por mim!! kkkkkkk..
^^

bjus...
feosa!!
=P

By: Gabiw's 2º"F"

Ps: vou parar de colocar a turma aki!!! eu sou a unica Gabiw's dakela escola e tu sabe muito bem de q turma eu sou!!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk....
Bjussssss.....

Unknown disse...

-Ah concerteza! :]
As dicas vieram em ótima hora Alexandra!
Sempre que der na telha, manda mais aí viu, pke elas vão ser bem aproveitadas! :D

Beijo :*
'Gabriela, 2°B *-*

M.L Mais que uma Voz disse...

Ah professora arrancou um pedaco seim!!!rsrsrs
bjaooo

M.L Mais que uma Voz disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Thaine Nayara disse...

Professora, professora ...
como estará a prova da senhora ?!?!
^^
ve lá ein ....
não vai colocar assunto sekm ter dado...
bjoOos


Thaine Nayara "2ºF" = ]

Unknown disse...

....num arrancOu pedaçO naum..
afinal.. sempre é bOm ouvir..
neste casO ...LER ..o ke naum ker as vezes....
faz bem pra o crecimento mental...

xD..
bjO fessOra

Brigadeiro disse...

"B"

' Pooow professora!
Tu só fala cum a feosa da Gabi!
EU FUI A EMO! Quer dizer, emo não porque isso é se colocar em rótulos!
Vamus dizer um pessoa mutio emocionada com o cotidiano! :D
Booom! Gaaabi? 'Nóis' arrazamu mermú!
Apesar de que não foi o nosso melhor!
Mas da próxima vez eu vou entrar cum fogos de artificio com golfinhos me aplaudindo! \o/

Beijo professora! =**
Vanessa Maciel